Integrantes do MEP-VR foram às ruas de quatro cidades para ouvir a opinião dos moradores sobre a realidade em que vivem - Divulgação / MEP-VR
Integrantes do MEP-VR foram às ruas de quatro cidades para ouvir a opinião dos moradores sobre a realidade em que vivemDivulgação / MEP-VR
Por FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - Moradores de Volta Redonda e de três cidades vizinhas – Barra Mansa, Barra do Piraí e Pinheiral - consideram a poluição do ar na região como agressiva, e atribuem o problema principalmente às indústrias, acima das frotas de carros e caminhões. O diagnóstico faz parte da Sondagem Popular do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR), realizada pela entidade, entre os dias 3 e 7 deste mês, durante a chamada Semana da Cidadania, e divulgada nesta terça-feira.

Ao todo, 600 moradores de 34 bairros foram ouvidos sobre questões socioambientais e gargalos sociais que afligem a população, principalmente nas áreas de saúde, emprego, segurança pública e educação. Os resultados foram registrados na 131ª Zona Eleitoral (Volta Redonda); no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), e encaminhado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-VR).

"Nossa intenção é contribuir, sobretudo, com subsídios para que os postulantes a cargos políticos nas próximas eleições possam pensar em soluções para diferentes demandas que ainda atormentam os moradores no cotidiano", afirmou o professor Érique Barcellos, voluntário e conselheiro do MEP. "Mais uma vez o MEP dá sua contribuição cidadã para incentivar debates de temas importantes junto às comunidades, políticos e autoridades em geral", completou José Maria da Silva, o Zezinho, coordenador do MEP.

Além da poluição ambiental, os participantes indicaram que os candidatos devem priorizar, para o Sul Fluminense, temas relacionados à educação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, saúde, segurança pública, trabalho e emprego, habitação, combate à corrupção, ênfase aos direitos humanos, e atenção à mobilidade urbana. Dos moradores ouvidos, a maioria tem entre 31 e 70 anos de idade, sendo 53 do sexo feminino e 47, masculino.

Você pode gostar