Exército fez operações na Vila Kennedy antes da extinção de UPP - Estefan Radovicz / Arquivo
Exército fez operações na Vila Kennedy antes da extinção de UPPEstefan Radovicz / Arquivo
Por Bruna Fantti

Rio - O relatório de setembro da plataforma digital Fogo Cruzado apontou que a Vila Kennedy, na Zona Oeste, foi a localidade que mais apresentou tiroteios no mês: 43 em 30 dias. O número supera todas as trocas de tiros reportadas no bairro da Tijuca, segundo colocado no ranking com 23 registros no mesmo período.

A Vila Kennedy, com cerca de 42 mil moradores segundo o Instituto Pereira Passos, foi a primeira comunidade a ter uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) desativada pelo Gabinete de Intervenção Federal. A substituição por uma companhia destacada ocorreu em junho deste ano. Desde então, quadrilhas rivais de traficantes de drogas disputam a venda de entorpecentes na região, com confrontos diários.

No dia da inauguração da Companhia Destacada, base que substituiu os policiais que patrulhavam as ruas da comunidade, o porta-voz da Polícia Militar, major Ivan Blaz reconheceu o fracasso do processo de pacificação. "O objetivo de pacificar essa região não foi perdido, mas os meios para atingi-los não foram usados".

Procurados pela reportagem ontem para se posicionar a respeito das constantes trocas de tiros, a Polícia Militar e o Gabinete de Intervenção não se manifestaram.

Apesar do alto número de troca de tiros na Vila Kennedy houve queda na incidência de tiros no estado, de acordo com o relatório.

Em setembro, a plataforma registrou 857 disparos por arma de fogo na Região Metropolitana do Rio, uma redução de 15% em relação a agosto. Os municípios com mais tiros foram: Rio de Janeiro (521), São Gonçalo (84), Belford Roxo (62), Duque de Caxias (40) e Niterói (34).

 

Você pode gostar
Comentários