Os milicianos usaram táticas militares durante a invasão ao Rola, vestindo roupas semelhantes às usadas pelos policiais militares - Reprodução / TV Globo
Os milicianos usaram táticas militares durante a invasão ao Rola, vestindo roupas semelhantes às usadas pelos policiais militaresReprodução / TV Globo
Por O Dia

Rio - Quatro suspeitos foram baleados e 12 foram presos, nesta segunda-feira, na Favela do Rola, em Santa Cruz. Ainda de acordo com a PM, mais duas pessoas deram entrada no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, e os antecedentes criminais delas serão verificados.

Logo no início da manhã, um confronto entre milicianos e traficantes de drogas assustou moradores da comunidade. Em imagens flagradas pelo Bom Dia Rio, da rede Globo, ao menos 18 milicianos aparecem vestindo fardas parecidas com a da Polícia Militar. 

Durante a manhã, a Avenida Cesário de Mello chegou a ser interditada por questões de segurança. A linha 17, do corredor BRT TransOeste, ficou fora de circulação pois passa próximo da favela.

De acordo com a PM, militares do 27º BPM (Santa Cruz), em conjunto com o 14º BPM (Bangu) e unidades do Comando de Operações Especiais (COE) — Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e Grupamento Aeromóvel (GAM) — atuam na comunidade do Rola. A ação foi desencadeada devido a confrontos entre criminosos que ocorrem na região desde o início da manhã desta segunda-feira.

Foram apreendidos dez fuzis, três pistolas, quatro granadas, seis carregadores de fuzis, dois rádios comunicadores, seis veículos sendo três vans, duas pick ups e um carro de passeio e munições que ainda serão contabilizadas.

Um vídeo divulgado pela página "Onde Tem Tiroteio-Rj" mostra o que seria a movimentação de milicianos na região. 

Ao noticiário da TV Globo, o major Ivan Bláz, porta-voz da PM, disse que a disputa entre traficantes e milicianos criminosos é o motivo dos confrontos. "Essas pessoas não são policiais militares. Estamos vendo cenas absurdas na nossa realidade. Temos um confronto entre milicianos e traficantes pela disputa territorial pela localidade do Rola, Antares, Cesarão e Aço", explicou ao Bom Dia Rio

Milicianos e traficantes entram em confronto em ruas de comunidades da Zona Oeste - Reprodução / TV Globo

Nas redes sociais, moradores relataram que o confronto começou por volta das 5h desta segunda-feira, nas comunidades de Antares e Rola. "Muito tiro", escreveu uma internauta. "Gente, dá para ouvir daqui da Praia da Brisa (Guaratiba)", relatou outra. 

Confronto entre milicianos e traficantes assusta moradores na Zona Oeste - Reprodução / TV Globo

No Twitter, a Polícia Militar pediu atenção e cuidado aos moradores da região. Por causa do tiroteio, houve bloqueios na Avenida Cesário de Melo, na altura da Avenida Antares, de acordo com o Centro de Operações Rio (COR). Segundo informe da PM, por volta das 10h30, o fluxo nas vias do bairro foram liberados para a circulação dos ônibus BRT.

 

Você pode gostar