Rio - O Centro Histórico de Petrópolis, Região Serrana, não terá mais visitação por tração animal. Um total de 111.012 votou a favor do término da prática (68%), e 51.045 contra (32%), no domingo (7). Os votos brancos somaram 8.155, enquanto os nulos, 5.732. Além de votarem para presidente, governador, senadores e deputados, os petropolitanos também decidiram, em plebiscito, sobre o destino das 'vitórias', como são conhecidos os animais. O nome é homenagem à rainha Victória da Inglaterra. Os cavalos serão levados para um santuário e darão lugar às charretes elétricas.
As 13 'vitórias' que circulam no Centro Histórico estão cadastradas na prefeitura. São 39 cavalos, em escala de revezamento.
"A substituição por charretes elétricas será uma boa oportunidade para o turismo. Queremos a garantia que os charreteiros continuarão com os veículos", disse Reynaldo Velloso, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ. "Até o final do ano todos os equinos serão retirados das ruas. Depois vamos estipular as estratégias e conversar com o Ministério Público porque pela Constituição, eles são os guardiões do meio ambiente e os animais estão inseridos nesse meio", completou.
Em nota, a prefeitura explicou que aguarda a notificação da Câmara Municipal sobre resultado das urnas. Medida semelhante foi adotada em Paquetá.