Diversão gratuita para a família durante o feriadão das crianças

Veja como colaborar e participar de festas com doação de brinquedos e doces, feitas por voluntários

Por *Luana Dandara

Dandara Couto (de preto), de 29 anos, compra brinquedos no Mercadão de Madureira para doar. Ela repete a tradição há cinco anos
Dandara Couto (de preto), de 29 anos, compra brinquedos no Mercadão de Madureira para doar. Ela repete a tradição há cinco anos -

Rio - Para alegrar a garotada no Dia das Crianças, na sexta-feira, não vai faltar opção de graça pela cidade. De atividades nos museus até festas comunitárias, vale tudo para ver o sorriso no rosto dos pequenos. E para os adultos que quiserem fazer parte dessa comemoração, a aposta é doar brinquedos e participar de ações voluntárias.

No Museu de Astronomia e Ciências Afins, a meninada poderá observar o sol através de telescópios, enquanto no Centro Cultural Banco do Brasil será promovido de sexta até segunda-feira, o espetáculo de circo e oficina de máscaras. Na Praça Mauá, o Museu de Arte do Rio também garante shows e pipoca grátis, e no Museu do Amanhã a programação vai até o dia 21, com atividades para as crianças construírem seus próprios microscópios, relógios de sol, e exibição de filme e clubinho de leitura.

Na Caixa Cultural, a festa é nostálgica, com brincadeiras de corda, amarelinha e petecas. Já no Museu da República, um lanche com música e circuito de aventura quer expandir a imaginação do público. E na moda dos slimes, o Parque Lage vai mostrar como fazer a geleca, e terá apresentação de bloco de Carnaval.

Ontem, no Mercadão de Madureira, Maria da Guia, de 40 anos, adiantou a data comemorativa e comprou um patinete para a filha Gabriele, de 9 anos. "Faço tudo que posso pra agradá-la, é uma data especial", contou.

Já o motorista Adriano dos Santos, de 37, adquiriu bolas e doces no mercado popular. Há quatro anos, o morador de Guadalupe faz doações para crianças no bairro e em Campo Grande. "É por caridade, fico sensibilizado com a situação das crianças. Elas têm que ter o momento de brincar", disse ele, que tem quatro filhos. "O que dou para meus filhos quero que outras crianças ganhem".

Por conta de uma promessa, Dandara Couto, de 29 anos, começou a promover uma festa para 50 crianças na comunidade de Muzema, no Itanhangá. Depois da realização do pedido, ela continuou o evento, onde doa brinquedos e sorteia quatro bicicletas. "Vai fazer cinco anos, o sorriso das crianças me traz muita felicidade", afirmou ela, que comprou bambolês, corda, dominó, bonecos, entre outros.

No Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, a visita de voluntários aumenta neste mês. Atualmente, a unidade conta com 18 voluntários, e a inscrição pode se realizada na recepção do hospital. É necessário ter idade acima de 18 anos.

O advogado Rafael Gatti, se fantasia do personagem Star Wars para alegrar os pequenos pacientes. "Eles também se sentem heróis. Isso é recompensador", destacou.

Data vai ser comemorada com teatro e brincadeiras

Nesta quarta, a ONG Favela Mundo promove, às 14h, na Cidade de Deus, uma encenação dos personagens da fábula 'Alice no País das Maravilhas' para cerca de 350 crianças. Na segunda, o evento acontece, às 15h, na Rocinha.

Na sexta, o projeto A Rua é Nós faz carreata, a partir das 10h, para distribuir brinquedos. O ponto de encontro será na Mangueira, e voluntários seguirão para as comunidades do Mandela, Kelson, Sereno, Dourado, Amorim e Rio D'Ouro. No domingo, a festa acontecerá de 11h às 15h, na Barreira do Vasco.

A coordenadora do projeto, Mariane Rodrigues, de 21 anos, diz que qualquer pessoa pode ajudar com a doação de brinquedos novos, guaraná, biscoitos, água, e trabalhando no evento, que terá serviços como corte de cabelo e maquiagem. Segundo ela, serão 2.500 crianças beneficiadas. "Elas vivem em uma situação precária, e todo o amor que você dá a elas você recebe de volta. Será uma festa com comida, música e brincadeiras".

De graça

- Museu de Astronomia

Dia 13, de 10h às 20h, observação do sol através de lunetas e oficinas educativas

- CCBB

De 12 a 15, show de circo e oficina de máscaras

- Museu de Arte do Rio

De 12 a 14, shows e oficinas. Entrada grátis na sexta-feira

- Museu do Amanhã

Até dia 21, programação interativa e lúdica

- Caixa Cultural

Dias 12, 13 e 27 de outubro, brincadeiras nostálgicas

- Museu da República

Dia 12, das 9h às 18h, lanche e oficinas

- Parque Lage

Dias 12, 13, 20 e 27, shows e atividades educativas

*Estagiária sob supervisão de Angélica Fernandes

Galeria de Fotos

Dandara Couto (de preto), de 29 anos, compra brinquedos no Mercadão de Madureira para doar. Ela repete a tradição há cinco anos Marcio Mercante / Agência O Dia
O advogado Rafael Marco Gatti há dois anos faz trabalho voluntário como personagem de Star Wars para pacientes do Hospital Estadual da Criança, na Vila Valqueire Divulgação
Museu do Amanhã tem programação para crianças até o dia 21 DIVULGAÇÃO
Museu do Amanhã tem programação de Dia das Crianças DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro