Mais Lidas

Rio completa um mês com mais de 112 mil veículos com placa Mercosul

Nova placa possui vários itens de segurança instalados, que ajudam na fiscalização de veículos irregulares, aumentando a segurança do cidadão

Por O Dia

Placa Mercosul
Placa Mercosul -

Rio - Ao completar um mês da implantação da placa Mercosul nesta quinta-feira, o Rio já possui 112.225 placas no padrão Mercosul circulando no Estado, sendo 16 mil em veículos zero quilômetro. Metade disso foi na capital e o restante no interior.

De acordo com o Detran-RJ, a média de instalação de placas dobrou em comparação com a antiga placa cinza. Havia 2,5 mil instalações por dia, enquanto que atualmente são colocadas nos veículos cerca de 5 mil por dia.

Ainda segundo o órgão, os números demonstram a aceitação popular ao novo modelo, mais seguro e em conformidade com o modelo único determinado pelo acordo internacional assinado entre os países membros do bloco. Veículos novos, transferências de domicílio, de propriedade e placas danificadas precisam fazer a troca. 

O Rio foi o primeiro estado a adotar o padrão de emplacamento. A nova placa possui vários itens de segurança instalados, que ajudam na fiscalização de veículos irregulares, aumentando a segurança do cidadão. Esses padrões de segurança são estabelecidos em acordo entre todos os países do bloco Mercosul.

Placa Mercosul completa um mês no Rio - Divulgação / Manoella Mello

Um dos novos itens, e que é o principal responsável pela maior segurança, é o QR Code, um código de leitura óptica que contém dados de confecção da placa: identificação do fornecedor, número de série da placa e ano e modelo de fabricação do carro. Dessa forma, a autoridade policial identifica onde a placa foi confeccionada e a qual veículo pertence. Da mesma forma, se as características não coincidirem, será possível saber se o veículo é clonado ou não.

Além do QR Code a placa vem equipada com ondas sinusoidais, marca d´água e pintura difrativa dos alfanuméricos, o que possibilita a melhor visualização da combinação de letras e números. Possui ainda Inscrições de Segurança que alteram a cor da placa conforme o ângulo de visão.

 

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Placa Mercosul Divulgação / Manoella Mello
Placa Mercosul começou a ser implementada há um mês no Rio Divulgação / Manoella Mello