Por

Os responsáveis pelo Ibope e DataFolha, por nota, não mencionaram mudanças nos seus métodos de trabalho e se defenderam dos críticos. O Ibope alegou que o objetivo de uma pesquisa eleitoral "não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada".

O Ibope ressaltou ainda não considerar correto comparar o resultado da pesquisa com o do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma vez que as pesquisas de boca de urna, próximas ao pleito, teriam captado mudanças importantes no cenário da corrida eleitoral e "apresentado números bem próximos aos do TSE, dentro da margem de erro de três pontos percentuais".

Já o DataFolha argumenta que "a avalanche conservadora que definiu as eleições de domingo ajuda a explicar as diferenças observadas entre as pesquisas eleitorais divulgadas pelos principais institutos na véspera da votação e os resultados das urnas".

"A sociedade moderna já está num 'time' extremamente mais dinâmico, que muda muito, especialmente por influência da mídia", opinou José Maria da Silva, o Zezinho, líder do Movimento pela Ética na Política (MEP).

Você pode gostar
Comentários