Costa Fascinosa - Divulgação
Costa FascinosaDivulgação
Por GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Em menos de duas semanas, o Píer Mauá já vai receber o primeiro cruzeiro da alta temporada. Com 1.266 passageiros, o Aida Aura chega da Alemanha no dia 24. É a primeira de 28 embarcações que aportarão até abril, trazendo mais de 380 mil turistas e bons ventos para a economia do Rio. Na temporada de 2017 e 2018, 24 navios atracaram 93 vezes, trazendo 325 mil turistas. Desta vez, mais quatro transatlânticos passarão pela cidade e farão subir para 103 o número de desembarques no porto.

A projeção de turistas transitando pelo Píer Mauá, em relação à última temporada, aponta para um aumento de 16,92% de visitantes. Os dados são da Secretaria de Estado de Turismo. Segundo o órgão, os itinerários ainda estão sendo fechados, mas espera-se que cidades do interior como Búzios, Cabo Frio e Angra dos Reis estejam nas paradas dos navios.

São esperados 380 mil turistas - Divulgação

O secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix, ressalta que a geração de empregos, para atender aos turistas é um grande motivo para comemorar a evolução do setor. "É preciso ter um percentual de mão de obra brasileira quando os transatlânticos estão nos mares do Brasil. Embora os cruzeiristas não utilizem hospedagem, eles compram tudo, principalmente artesanato. Vão para shoppings e ficam o dia todo consumindo os nossos produtos, além da visitação aos nossos pontos turísticos", explica Felix.

De acordo com estudo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia) e da Fundação Getúlio Vargas, 27.748 postos de trabalho foram gerados na economia brasileira na temporada 2017-2018. A expectativa atual é de quase 32 mil empregos. As principais vagas criadas pelo segmento são de tripulantes dos navios e atividades diversas, de forma direta, indireta e induzida, motivadas pelos gastos dos turistas nas cidades.

Diretor de Marketing e Planejamento da Riotur, Maurício Werner atribui o crescimento a diversos fatores. "Primeiro, a uma melhora da percepção de segurança nos últimos meses, com a intervenção federal. A alta do dólar também atrai o público nacional. Além disso, muitos que já vieram, querem conhecer agora o novo Rio, que ganhou equipamentos como o AquaRio, Museu do Amanhã e o VLT. E os preços da hotelaria estão 30% menores, em média, do que na Copa e Olimpíada", enumera.

Transatlânticos são luxuosos e confortáveis. Eles podem transportar até 5,4 mil passageiros - Divulgação

Estreia de oito navios pela costa

Dos 28 navios que chegarão até abril, 20 são de longo curso. Oito deles estarão pela primeira vez no Brasil, o que é considerado uma conquista para o turismo marítimo do país. A temporada contará com o MSC Seaview, com capacidade para 5,4 mil passageiros. É a maior e mais moderna embarcação em temporada nacional.

Até o dia 29, chegarão mais quatro embarcações no Píer Mauá, com 12 mil turistas. Muitas atrações poderão ser desfrutadas nessa época. Segundo Nilo Sergio, a Rua do Lavradio, na Lapa, terá samba e feijoada aos sábados durante o dia em todo verão. O Rio Scenarium, tradicional casa de shows da Lavradio, prepara a Folia da Lapa para as sextas-feiras de janeiro e fevereiro, um 'esquenta' para o Carnaval. Além disso, o período engloba Réveillon e os blocos de rua. "A Cidade do Samba toda semana tem um evento na alta estação. Sem contar as escolas de samba e o Morro da Urca, que tem show todo fim de semana", acrescentou.

 

Você pode gostar
Comentários