Lazer no domingo. Na foto, Tempo nublado e clima abafado no mirante do Leblon.      - Estefan Radovicz / Agência O Dia
Lazer no domingo. Na foto, Tempo nublado e clima abafado no mirante do Leblon. Estefan Radovicz / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - O domingo no Rio amanheceu com cara de inverno e frustrou o plano de cariocas e turistas que esperavam um dia ensolarado. Às 10h, ventava muito e fazia frio na Orla da Zona Sul. No dia anterior, uma forte chuva acompanhada de rajada e ventania passou por vários bairros da cidade. Às 9h30, de acordo com o Centro de Operações, o Rio voltou ao estágio de normalidade após entrar em estágio de atenção às 19h30 de sábado. Na manhã de hoje, choveu em bairros das Zonas Sul e Norte.

Após quase 12 horas que o temporal deste sábado atingiu diversos bairros do Rio, dezenas de pessoas que vivem na Taquara, na Zona Oeste; Méier e Engenho de Dentro, na Zona Norte, ainda estão sem energia elétrica. O motivo da interrupção no fornecimento de luz é a grande quantidade de árvores que caiu sobre as fiações da Light. Ontem, diversas casas e apartamentos de Copacabana e da Barra da Tijuca também foram afetadas. No entanto, o fornecimento nesses dois bairros já foi restabelecido. A Light informou que trabalha para que a luz dos bairros da Taquara, Méier e Engenho Novo seja normalizada ainda hoje. A empresa afirmou que a demora para a volta do fornecimento decorre das grandes árvores que caíram e precisam ser podadas pala Comlurb.

Segundo o Alerta Rio, o domingo continua com o tempo instável. O céu deve ficar encoberto a nublado, com chuva de fraca a moderada. As temperaturas ficarão entre 19º a 26ºC.

A família Machado, vindo de Florianópolis, em Santa Catarina, se decepcionou ao chegar na Praia do Arpoador, em Ipanema, e ver o tempo completamente fechado. “Estamos no Rio desde quinta-feira e conseguimos curtir Copacabana, pois estava ensolarado”, lembra o gerente comercial Márcio Machado, de 46 anos. “Mesmo nublado a cidade é linda e vale a pena sair para curtir”, disse a autônoma Débora Machado, 47.

Lazer no domingo. Na foto, Tempo nublado e clima abafado em Ipanema. Na foto, a família,Márcio,Débora e seus filho, Renato Machado. - Estefan Radovicz / Agência O Dia

Mesmo chovendo e com sinalização de ressaca, algumas pessoas se arriscaram e entraram no mar. Outras insistiam e caminhavam pela orla.

Operação Verão

Começou nesta sexta-feira a Operação Verão 2018-2019, da Guarda Municipal do Rio. A Operação conta com 531 guardas municipais atuando no patrulhamento da orla das zonas Sul e Oeste da cidade, em ações de ordenamento urbano e de trânsito e na prevenção de pequenos delitos. A instituição dá continuidade ao Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) em janeiro de 2017, agindo de forma integrada com a Polícia Militar e órgãos da Prefeitura do Rio, como as secretarias municipais de Transporte, Ordem Pública e de Assistência Social e Direitos Humanos.

As ações preventivas visam proporcionar maior sensação de segurança aos banhistas nos finais de semana e feriados. Na orla da Zona Sul, que já conta diariamente com guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) e do programa Rio+Seguro, receberá reforço de equipes dos Grupamentos de Cães (GCG), Tático Móvel (GTM), Motociclistas (GGM) e de Operações Especiais (GOE). A operação mantém a integração com a Polícia Militar por meio de radiocomunicação operando na mesma frequência.

O efetivo nas ruas conta ainda com o suporte do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que utiliza 80 câmeras do Centro de Operações Rio, redirecionadas para reproduzir imagens e monitorar o calçadão e a faixa de areia. Flagrantes de crimes são enviados pelo celular para as equipes que atuam na orla e também são cedidas à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias.

A operação também inclui reforço no patrulhamento nos Parques Madureira e Radical de Deodoro, que contam com piscinas abertas ao público e costumam receber grande público no período.

Você pode gostar