Grupo de Empresários G10 realizou painel sobre os desafios da inclusão da Pessoa com Deficiência - Divulgação
Grupo de Empresários G10 realizou painel sobre os desafios da inclusão da Pessoa com DeficiênciaDivulgação
Por O Dia

Rio - O Grupo de Empresários G10 promoveu em setembro – mês em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoas com Deficiência – o 34º Encontro de Empresários, no Hotel Grand Mercure Riocentro, na Barra da Tijuca. O encontro, que reuniu empresários e personalidades de diversos setores da sociedade, abordou a inclusão da pessoa com deficiência através do esporte e a capacitação para atuação no mercado de trabalho.

De acordo com dados do IBGE e do Ministério do Trabalho, apenas 1% da população com deficiência está no mercado de trabalho. “Quase 24% da população possui algum tipo de deficiência, o que em números pode ser traduzido para cerca de 45 milhões de pessoas, mas apenas 1% delas está no mercado de trabalho”, disse Letícia de Freitas e Castro, vice-presidente do Grupo G10, que mediou o painel.

Clodoaldo Silva, mentor do Time Nissan e integrante do projeto de contratação de pessoas com deficiência na empresa Zinzane, falou das dificuldades do esporte paralímpico no início da sua carreira e como a a exposição reflete positivamente na vida das pessoas com deficiência. Enquanto Anderson Lopes, medalhista paralímpico de lançamento de disco, explicou a importância de instituições como a Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef) para a formação de profissionais, atletas e lideranças políticas que visem criar leis de acessibilidade e inclusão.

Anderson ainda oficializou um convite aos empresários presentes, para que compareçam e sejam parceiros do megaevento "Cidade PCD", idealizado e realizado por Marcos Salles, Presidente do Grupo O Dia de Comunicação e fundador do Portal e da Revista Universo PCD, que terá sua segunda edição em dezembro. Clodoaldo Silva, embaixador do "Cidade PCD", reforçou a necessidade de engajamento dos empresários junto ao evento.

Já Laura Negro, Coordenadora de Responsabilidade Social dos Supermercados Mundial, apresentou o processo de inclusão social nos Supermercados Mundial, um projeto implementado há 16 anos. "O Mundial não mais emprega porque é lei, porque tem que cumprir cota. Hoje a pessoa com deficiência chega ao Mundial como qualquer outra pessoa sem deficiência para se candidatar a uma vaga que seja capaz de atuar dentro da empresa. Nós queremos contratar as pessoas com deficiência”, declarou.

Durante o evento, a medalhista olímpica de Vela Isabel Swan ministrou a palestra "Rumo Certo", onde contou sua trajetória de sucesso e a necessidade da resiliência no esporte. "Eu convido vocês a se levantarem, em qualquer dificuldade que vocês estejam passando nas suas empresas. Esse é o lema olímpico", finalizou.

Tradicionalmente o Grupo G10 homenageia personalidades que se destacam em suas áreas de atuação. Na edição de setembro, o presidente do G10, Marcos Oliveira, e a vice-presidente, Letícia de Freitas e Castro, homenagearam o paraciclista Edson Nascimento, medalhista na modalidade Handbike; e Junior Coimbra, empresário, fundador do evento "Futebol das Estrelas" e apresentador do canal de entrevistas no Youtube, "Rap77".

O 35º Encontro de Empresários G10 acontecerá no dia 31 de outubro, a partir das 8h30, também no Hotel Grand Mercure Riocentro. Na programação haverá a palestra "Inovação no Século XXI", com o Diretor de Inovação da TIM Brasil, Janilson Júnior. Mais informações e inscrições no site https://www.sympla.com.br/g10empresas

Você pode gostar