TRE-RJ termina preparo de 38.576 urnas

Processo de inseminação de dados envolve também outras 4.675 urnas de contingência, para possíveis trocas

Por FRANCISCO EDSON ALVES

Eleitores vão às urnas neste domingo
Eleitores vão às urnas neste domingo -

Rio - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) termina nesta terça-feira a inseminação, nas urnas eletrônicas, dos dados dos candidatos a presidência da República e governo do estado do Rio, que vão disputar o segundo turno das eleições, no domingo. O processo também envolve os nomes dos 12,4 milhões de eleitores fluminenses.

Ao todo, 38.576 equipamentos estarão habilitados a partir de hoje, quando começarão a ser levados, sob forte esquema de segurança, para os quase 5 mil locais de votação, nos 92 municípios fluminenses. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, divulgou carta aos brasileiros defendendo a segurança do sistema de votação.

De acordo com o Tribunal, outros 4.675 equipamentos vão estar disponíveis como contingência, caso seja necessária a substituição. No primeiro turno, o Estado do Rio foi um dos sete que mais apresentaram problemas. Na ocasião, 219 urnas tiveram que ser trocadas. Minas Gerais foi o campeão: 487 trocas.

Já os pontos de votação são os mesmos do primeiro turno, nas 165 zonas eleitorais, salvo alguma mudança de última hora. A votação começa às 8h e vai até as 17h deste domingo. Nos últimos dias, pelo menos 200 profissionais do TRE trabalharam na atualização das urnas, excluindo as vagas e nomes dos candidatos já eleitos. Em todo o país, 450 mil urnas serão usadas novamente.

No sábado, às 9h, será realizada, na sede do TRE-RJ, audiência pública para o sorteio de 15 urnas para a Auditoria de Votação Eletrônica. O procedimento é aberto ao público, imprensa, representantes de partidos políticos, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Trata-se de um dos mecanismos para comprovar a confiabilidade do sistema de votação eletrônica. Para tirar dúvidas, basta acessar www.tre-rj.jus.br.

 

Galeria de Fotos

Eleitores vão às urnas neste domingo Marcio Mercante / Agencia O Dia
Urna eletrônica Agência Brasil
Preparacao das urnas eletronicas no TRE Jardim Botanico. Rj, 22 de outubro. Foto Marcio Mercante / Agencia O Dia Marcio Mercante / Agencia O Dia

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro