Mais Lidas

Detran suspende colocação de placas modelo Mercosul no estado

Órgão informou que recorrerá da decisão judicial

Por O Dia

Placa Mercosul
Placa Mercosul -

Rio - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) cumpriu, por meio de deliberação publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira, a liminar expedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª região (TRF-1), que vai suspender a instalação das placas modelo Mercosul para os veículos registrados em todo o Estado do Rio pelo Detran. 

Segundo o Contran, a medida acarreta a impossibilidade de novos emplacamentos e transferências de veículos no estado. Desde 2014 o poder público e a iniciativa privada se preparam para a adesão do Brasil ao sistema proposto pelo Bloco.

Para o órgão, a determinação também traz reflexos para as empresas fabricantes e estampadoras de placas que investiram na modernização e segurança fabril para a adoção da nova placa.

Em nota, o Detran informou foi notificado nesta quarta-feira, e ressaltou que ela será cumprida. O órgão afirmou ainda que recorrerá da decisão judicial. 

"O Detran reafirma os benefícios da placa do Mercosul que, além de ser mais barata é mais moderna e obviamente melhora as condições de segurança no Estado do Rio no tocante a crimes de clonagem e roubo de veículos. Tais benefícios foram aprovados pela população, visto que apenas no primeiro mês 154 mil veículos adotaram a placa Mercosul", disse o departamento no texto. 

 

 

 

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia