Visitação ao Cemitério São Francisco Xavier, no Caju.    -   Estefan Radovicz / Agência O Dia
Visitação ao Cemitério São Francisco Xavier, no Caju. Estefan Radovicz / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Cerca de 2 milhões de pessoas visitaram os cemitérios nesta sexta-feira, Dia de Finados. O levantamento foi divulgado pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), que estima que a visitação perdure até domingo.

No Jardim da Saudade de Sulacap, Zona Oeste do Rio, foi inaugurado um monumento em memória de policiais mortos. O Totem é uma homenagem aos mais de 200 integrantes das forças de segurança que estão enterrados neste cemitério. A celebração contou com a apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Rio de Janeiro, com o Concerto-Manifesto “Pátria Amada Paz”.

Na placa os dizeres: "A morte deixa uma mágoa que ninguém pode curar; o amor deixa uma memória que ninguém pode roubar." A frase é do filósofo libanês Gibran Khalil Gibran, que representa muito o sentimento dos familiares pelos que já se foram dessa vida.

Pela manhã, no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, Zona Norte da Cidade, houve a bênção de Finados feita pelo Cardeal Dom Orani Tempesta para o público presente.

À tarde, no cemitério de Santa Cruz, Zona Oeste, a missa foi celebrada pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta. 

Você pode gostar