PMs descobrem, pelo cheiro, casa com centenas de pés de maconha plantadas em vaso - Divulgação
PMs descobrem, pelo cheiro, casa com centenas de pés de maconha plantadas em vasoDivulgação
Por FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - "...Mas foi pintando sujeira. O patamo estava sempre na jogada. Porque o cheiro era bom, e ali sempre estava uma rapaziada. Os homens desconfiaram ao ver todo dia uma aglomeração, e deram o bote perfeito. E levaram todos eles para averiguação". O trecho da música `A Semente´, de Bezerra da Silva, bem que poderia ilustrar um flagrante inusitado feito por policiais do 27º BPM (Santa Cruz), no início da noite deste sábado, quando uma casa lotada com pés de maconha, plantadas em vasos e potes, foi descoberta em Guaratiba, na Zona Oeste.

De acordo com testemunhas, os PMs, em patrulhamento de rotina na região, teriam sentido forte cheiro da droga nas proximidades de uma residência, que aparentava estar abandonada, na altura do número 241, da Estrada da Capoeira Grande. Por um dos basculantes, perceberam o cultivo da droga. Depois de arrombarem a porta do imóvel, encontraram centenas de pés de maconha plantas em potes, vasos e já sendo preparadas para consumo, além de balança de precisão, material para a confecção de trouxinhas, estufa e outros equipamentos para o processamento do entorpecente.

"Por isso a gente percebia que nas imediações dessa casa havia sempre movimentação diferente de uma rapaziada, principalmente à noite", comentou um dos moradores da região. Após buscas no interior da residência, os policiais também encontraram um contrato de locação do imóvel, em nome de Nícolas da Cruz Guimarães.

O rapaz foi detido pouco depois e, ao contrário da música de Bezerra, que dizia não ser agricultor e por isso "desconhecia a semente", Nícolas, conforme boletim de ocorrência 13731 da 35ª DP (Campo Grande) - que funciona neste fim de semana como Central de Flagrantes -, assumiu a plantação. Ele alegou, porém, que era para "para consumo próprio", e que fornecia o produto para "vários amigos portadores de câncer", que precisam fazer uso do canabidiol, um dos derivados da Cannabis sativa.

Segundo a Lei n.º 11.343, de 23 de Agosto De 2006, art. 2º, é proibido plantar plantas como a Cannabis, utilizada para produção da maconha, sendo que incumbe à União autorizar seu plantio, sua cultura e colheita, mediante fiscalização. 

Você pode gostar