Equipamento é instalado nas áreas internas e nas cabines de comando - Divulgação
Equipamento é instalado nas áreas internas e nas cabines de comandoDivulgação
Por O Dia

Rio - A concessionária CCR Barcas começou a instalar circuitos de monitoramento, com gravação de som e imagem, em 13 embarcações que operam no sistema de transporte aquaviário do Rio. As outras seis barcas que completam a frota já possuem este tipo de equipamento. Na última semana, o catamarã Apolo foi o primeiro a ter as câmeras instaladas.

A conclusão do serviço deve ocorrer em um prazo de três meses, já que os equipamentos serão instalados em uma embarcação de cada vez, durante o horário da madrugada, para não interferir na operação. A quantidade de câmeras instaladas em cabines de comando, praças de máquinas e áreas internas pode variar de acordo com o tipo de embarcação.

A instalação dos circuitos de monitoramento representa mais segurança para os passageiros e facilita a identificação de problemas pela tripulação, além de auxiliar a apuração de ocorrências pela agência reguladora, com análise de circunstâncias e procedimentos adotados pela concessionária, podendo contribuir para o aprimoramento de medidas de segurança.

Por não se tratar de obrigação contratual da concessionária, o investimento só foi possível porque o Conselho Diretor da Agetransp autorizou a conversão de uma multa de R$ 720 mil, em valores atualizados. A penalidade é referente ao abalroamento da embarcação Gávea I com a ponte de atracação 3A e a ponte da Transtur, em novembro de 2011, na Praça XV. 

Você pode gostar