Guardas municipais iniciam curso de patrulhamento com bicicletas - Divulgação
Guardas municipais iniciam curso de patrulhamento com bicicletasDivulgação
Por O Dia

Rio - A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) iniciou na segunda-feira, o curso de patrulhamento com bicicletas. As aulas irão capacitar oito guardas municipais para atuarem na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, que atualmente conta com serviço realizado a pé e com carrinho elétrico. Também participam das aulas dois policiais militares do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur).

O objetivo principal do curso é capacitar o guarda municipal para efetuar de forma correta a condução de bicicleta no seu patrulhamento diário, permitindo percorrer grandes distâncias em menor tempo, além do patrulhamento preventivo para garantir a segurança e o bem-estar dos usuários que utilizam o lugar para a prática de atividades físicas e também como espaço de lazer.

Promovido pela Academia de Ensino, o treinamento vai até o dia 11 de janeiro e acontece das 8h às 17h na sede da instituição, em São Cristóvão, onde oitos guardas recebem aulas práticas de ciclismo e também de emergência pré-hospitalar básica.

Com uma área de 155 mil metros quadrados, a Quinta da Boa Vista já foi beneficiada com patrulhamento de bicicletas em 2003 e conta com uma base operacional da 1ª Inspetoria da Guarda Municipal. Atualmente, a GM-Rio dispõe de 45 bicicletas e realiza esse tipo de patrulhamento no Boulevard Olímpico, na região do Porto Maravilha; no Parque Madureira, na Zona Norte; no Parque Natural Municipal Marapendi, na Zona Oeste; na Ilha de Paquetá; e no bairro do Leblon, Zona Sul da cidade. 

Você pode gostar