Guarda Municipal realiza novas incursões na trilha que liga o Parque Lage ao Corcovado

 - Divulgação GM
Guarda Municipal realiza novas incursões na trilha que liga o Parque Lage ao Corcovado Divulgação GM
Por O Dia

Rio - O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal fará novas incursões na trilha que liga o Parque Lage ao Corcovado nesta sexta-feira e no sábado. Segundo a corporação, a ação tem o objetivo de promover a segurança de frequentadores e orientar cariocas e turistas sobre boas práticas nas trilhas. No início deste mês, cerca de 40 turistas foram roubados durante o percurso que liga dois dos mais famosos pontos turísticos da cidade.

As ações contam com a participação de policiais do Comando de Policiamento Ambiental e são parte da operação integrada entre a Prefeitura do Rio e o Estado em pontos turísticos da cidade. De acordo com a GM, nas incursões anteriores, que aconteceram nos dias 11, 18 e 20 de janeiro, não houve registro de ocorrências com gravidade ou acidentes.

As ações desse fim de semana contarão com participação de 11 guardas municipais, sendo seis nesta sexta-feira e cinco no domingo. As equipes farão percurso de ida e volta na trilha com início no Parque Lage, próximo ao museu, a partir das 9h, e previsão de chegada ao Corcovado ao meio-dia. O caminho inverso terá início às 14h com previsão de chegada ao Parque Lage às 16h.

"Essa trilha é uma das mais procuradas no Rio de Janeiro e estamos reforçando nossas ações de patrulhamento para apoiar os turistas nacionais e estrangeiros, para que eles possam voltar outras vezes para conhecer também outros pontos importantes da cidade, disse o comandante do Grupamento de Defesa Ambiental, inspetor André Luiz Almeida.

Durante todo percurso os guardas distribuirão folhetos com dicas para os trilheiros, como a necessidade de buscar todas as informações sobre o trajeto da trilha, sempre avisar duas ou três pessoas sobre o passeio, não utilizar atalhos e caminhos não sinalizados, fazer a trilha em grupo ou com guia credenciado, dentre outras dicas.

A trilha liga dois importantes pontos turísticos, o Parque Lage, no Jardim Botânico, e o Corcovado, onde fica o Cristo Redentor, um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Durante o percurso, que tem duração de aproximadamente 2h30, é possível ver várias ruínas de pontes e estradas do tempo do império, além de cachoeiras e córregos. A trilha termina na Estrada do Corcovado, que dá acesso ao Cristo Redentor. 

Você pode gostar
Comentários