Rio - A prefeitura anunciou, na manhã desta terça-feira, uma série de medidas para tentar minimizar os impactos do novo temporal que está previsto para atingir a cidade a partir desta quarta. Uma das medidas anunciadas foi a suspensão das aulas na rede municipal de ensino. Inicialmente, a prefeitura pediu a suspensão a partir do 12h mas, às 18h20, o município declarou que não haverá expediente.
"Gostaria de estender esse pedido à rede privada. Se puderem evitar aula amanhã no período da tarde, seria muito bom", pediu o prefeito Marcelo Crivella, em coletiva de imprensa realizada no Centro de Operações (COR), que contou com a presença de diversos secretários, pela manhã.
Por causa de uma frente fria que chega ao estado ainda hoje, o Alerta Rio prevê fortes chuvas no Rio a partir desta quarta. Haverá aumento da nebulosidade ao longo do dia com pancadas de chuva de forte a muito forte, acompanhadas de rajadas de vento forte e raios, a qualquer hora do dia, sendo mais intensas a partir da tarde.
"Amanhã nós temos mais um evento que nos inspira muito cuidado. As chuvas devem começar hoje à noite de maneira leve e amanhã, à tarde e a noite, deveremos ter chuva no volume que tivemos da outra vez", o prefeito cita o temporal da semana passada, quando sete pessoas morreram em diferentes pontos da cidade por causa das consequências da chuva.
JOGO
A prefeitura avisou também que vai pedir para a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) adiar o jogo entre Vasco e Resende pela semifinal da Taça Guanabara, marcado para às 21h30, no Maracanã. A partida estava marcada para o último fim de semana, mas foi adiada após o incêndio no Ninho do Urubu.
Em comunicado divulgado em seu perfil no Twitter, a Ferj disse que "não recebeu nenhum comunicado oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro e, portanto, o jogo @VascodaGama x Resende, nesta quarta, às 21h30, no Maracanã, pela semifinal da Taça Guanabara, está mantido".
A @FFERJ não recebeu nenhum comunicado oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro e, portanto, o jogo @VascodaGama x Resende, nesta quarta, às 21h30, no Maracanã, pela semifinal da Taça Guanabara, está mantido. pic.twitter.com/5uCI9e7o7E
— FERJ (@FFERJ) 12 de fevereiro de 2019
INTERDIÇÕES
Algumas importantes vias da cidade também poderão ser fechadas dependendo da intensidade da chuva. Além da Avenida Niemeyer, que liga São Conrado ao Leblon e que já está interditada desde a noite da última quinta-feira, a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá e o Alto da Boa Vista também estão na mira da prefeitura.
"Haverá, se necessário, o fechamento de três vias da cidade. Uma delas já está fechada, que é a Avenida Niemeyer. Outras duas poderão ser fechadas caso o índice pluviométrico chegue em um ponto que a GEO-Rio nos aconselhou", detalhou o secretário da Casa Civil, Paulo Messina, avisando que a Grajaú-Jacarepaguá será interditada se a região atingir 45mm de chuva em uma hora e o Alto da Boa Vista 60mm, também em uma hora.
SIRENES
O protocolo para atendimento das sirenes nas comunidades foi alterado. Até então, os alertas soavam quando as regiões que monitoram atingem 55mm em uma hora. O índice foi rebaixado para 45mm, em igual período.
"Estaremos adotando índices mais conservadores. Se atingir 45mm, as sirenes já serão acionadas", destacou Paulo Messina.
SAÚDE
A secretária de Saúde, Beatriz Busch, avisou que as unidades municipais vão reforçar seus estoques de diesel para que geradores sejam acionados em caso de necessidade. A pasta também vai orientar que a rede particular e outras esferas da rede pública também façam o mesmo.
"As unidades estão preparadas. Já houve o reforço na questão logística de óleo diesel para geradores. As equipes estão completas. Estamos falando de mais de de 3 mil leitos hospitalares, quase 400 na ponta da emergência", frisou a secretária.
GABINETE DE CRISE
A prefeitura ainda informou que representantes da Light e da RioLuz vão estar reunidos no Centro de Operações para atuarem juntos com agentes do município nas emergências que surgirem.
"Vamos fazer o gabinete de crise sob o comando do prefeito tão logo haja necessidade. Se a chuva de fato apertar como se está esperando isso vai ser instalado aqui no COR", avisou o secretário Paulo Messina.