Estação Mato Alto do BRT. Corredor expresso sofre com problemas - Severino Silva/Arquivo/Agência O Dia
Estação Mato Alto do BRT. Corredor expresso sofre com problemasSeverino Silva/Arquivo/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - A Prefeitura do Rio de Janeiro inicia, nesta segunda-feira, duas ações estratégicas no BRT Transoeste para coibir calotes e o comércio ilegal tanto dentro quanto no entorno da estação, além de ações de acolhimento de moradores de rua. A força-tarefa faz parte da intervenção no corredor expresso, anunciada no final de janeiro. 

"Na intervenção do BRT chegou o momento das ações importantes. Primeiro, o recapeamento da calha. Tem vários trechos que estão diminuindo a velocidade dos ônibus e transformando a viagem numa coisa muito desconfortável. Outra coisa, nós precisamos acabar com a evasão. Ela é injusta, faz com que o sistema fique inviável economicamente, não há troca de ônibus, nem modernização. Então, precisamos que as pessoas que andam de BRT paguem como todos. Também vamos reprimir o comércio ilegal nas estações. O comércio só pode ser feito se estiver regularizado", disse o prefeito Marcelo Crivella. 

A operação de combate ao calote e ao comércio ilegal será realizada em 13 estações de incidência média e alta desses problemas, entre o terminal Alvorada e a estação Pontal. Novas fases dessa operação estão sendo preparadas e serão desencadeadas em breve. 

No início da manhã, equipes da Guarda Municipal, da Comlurb, da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) e das secretarias de Ordem Pública, de Conservação e Meio Ambiente, de Transportes e da Assistência Social e Direitos Humanos se reuniram no Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT, ao lado do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.

O trabalho das equipes começou na a estação Salvador Allende, no Recreio, onde foram desmontas barracas e apreendido material vendido irregularmente dentro e fora do terminal. Com dois ambulantes foram encontrados facas e rádios transmissores. Ambos foram levados para a delegacia da região para averiguação.

Quem trabalha de forma regular comemorou a ação. Um vendedor, que não quis se identificar, disse que já sofreu ameaças de concorrentes. "Um outro ambulante chegou a me ameaçar, dizendo que não queria concorrência e que ia quebrar minha barraca. Por isso, sou favorável a operações como essa. O ambulante não tem desculpa, dá para se legalizar e trabalhar corretamente", disse ele, que já teve o pneu da sua barraca furado três vezes.

Na noite de sábado foi começado o processo de recuperação de vias expressas do BRT, com a fresagem e repavimentação emergencial dos trechos mais críticos da faixa de rolagem dos ônibus articulados no BRT Transoeste.

Em relação aos calotes, o consórcio estima em 74 mil o número de passageiros que invadem as estações todos os dias, sem pagar passagem. "O fenômeno provoca perda de receita, depredação do patrimônio público e desconforto, uma vez que os invasores desrespeitam filas e prioridades. Muitos ambulantes, além de entrar sem pagar, também danificam as instalações e reduzem o espaço para a movimentação dos usuários", diz a prefeitura.

'Calamitosos erros de engenharia'

Ao fazer o balanço do primeiro dia da força-tarefa em 13 estações do BRT Transoeste, o interventor Luiz Alfredo Salomão disse ter ficado impressionado com os "calamitosos erros de engenharia" ocorridos no projeto e na execução do corredor de transporte, realizados na gestão anterior. Essas irregularidades já haviam sido constatadas no local pelo prefeito Marcelo Crivella, que noticiou as empresas construtoras para que ressarçam os cofres públicos.

"Estamos espantados como uma obra dessa responsabilidade, desse porte, 55 quilômetros de via dupla, com calha privativa, 65 estações, foi construída de maneira tão irresponsável por uma empreiteira que está em litígio com a Prefeitura. A garantia da obra, que venceu, não foi executada pela gestão anterior", afirmou Salomão.

Durante o primeiro dia de operação, quatro vans foram apreendidas e sete multadas; três táxis foram lacrados e 11 multados; duas pessoas foram presas; dez multas por calote; Além da apreensão de 68 bebidas, 21 mesas e cadeiras, 13 carrinhos e carrocinhas, duas churrasqueiras, 20 equipamentos de barracas, um rádio transmissor e uma bicicleta.

Você pode gostar
Comentários