Esposa de Evaldo, Luciana se desesperou ao relatar a morte do marido, em Guadalupe, no domingo - Luciano Belford
Esposa de Evaldo, Luciana se desesperou ao relatar a morte do marido, em Guadalupe, no domingoLuciano Belford
Por O Dia

Rio - A família do músico Evaldo Rosa dos Santos, fuzilado com 80 tiros no domingo, teve o sofrimento agravado ontem devido à falta de gavetas disponíveis para enterrá-lo. O enterro foi adiado para hoje. Profundamente abalada, a viúva, Luciana dos Santos Nogueira, não sabe mais o que fazer para acalmar o filho, que chama o pai o tempo todo. “O Exército não nos procurou. Não sei como classificá-los. Destruíram minha família, o amor da minha vida, o meu melhor amigo. Meu Deus meus Deus, meu filho tá mal. Meu filho só grita”, conta desesperada.

A 1ª Auditoria da 1ª Circunscrição Judiciária Militar marcou para tarde desta quarta-feira, às 14h, a audiência de custódia dos dez militares do Exército presos e investigados pela morte. O carro em que Evaldo estava com a família, em Guadalupe, foi atingido por 80 tiros, que feriram mais duas pessoas. O carro foi supostamente confundido com automóvel em que estariam criminosos.

O músico levava a família para um chá de bebê, quando o carro cruzou com militares, que estariam no perímetro de patrulhamento da Vila Militar. Segundo testemunhas, não havia ação policial e não houve ordem para que o motorista parasse. O presidente Jair Bolsonaro quer que o caso seja esclarecido rapidamente. O caso será investigado pela Justiça Militar. As informações foram divulgadas pelo Superior Tribunal Militar.

Segundo o Ministério Público Militar, “a perícia do local foi feita na segunda-feira pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Rioo. Os militares envolvidos foram afastados e encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Militar para tomada de depoimentos”. Foi ouvida testemunha civil. Segundo o STM, “após as oitivas, foi determinada a lavratura da prisão em flagrante de 10 dos 12 militares envolvidos, por descumprimento de regras de engajamento”.

ONG vai fazer manifestação

A ONG Rio de Paz fará manifestação pública hoje, das 7h às 9h, na Estrada do Camboatá, ao lado do Piscinão de Deodoro, em Guadalupe. Moradores da Comunidade do Muquiço planejam levar cartazes e bandeiras furados, simbolizando os tiros que foram desferidos por militares da 1ª Divisão de Exército da Vila Militar contra o carro de Evaldo.

A ONG, filiada ao Departamento de Informação Públicada ONU, pede que toda a sociedade exija das autoridades, sobretudo as que estão sob o comando do Ministério da Defesa, todo rigor na apuração dos fatos. O advogado da família disse que vai solicitar à Justiça que a Delegacia de Homicídios investigue o caso, a pedido da família.

“O Ministério da Defesa precisa dar à sociedade garantias de que os militares em atividade nas ruas de qualquer cidade brasileira devem comprovar capacitação necessária para tal e transparência nos protocolos de atuação na segurança pública”, afirma Antônio Carlos Costa, presidente e da ONG.

Você pode gostar
Comentários