Mais Lidas

Festival do Café chega a Petrópolis neste mês

A ideia é apresentar ao público o universo do café a partir de uma programação que envolve gastronomia, oficinas e cultura

Por Dejair Neto*

Festival do Café será em Petrópolis
Festival do Café será em Petrópolis -

Rio - O maior festival do Rio dedicado a cafés especiais estará em Petrópolis do dia 19 ao 21 de abril. O próximo Festival do Café 2019 será no Palácio de Cristal e a programação envolve gastronomia, oficinas e cultura. A entrada é gratuita e com direito a cerca de 40 exposições dos mais diversificados produtos que envolvam café. 

A feira começou a partir da paixão de seus fundadores, Luiz, Carla e Leonardo, pelo grão e é o maior evento dedicado ao produto no Rio de Janeiro, que já teve duas edições, uma ano passado e outra mês passado. O festival é realizado mensalmente, e começou em março. Em abril, é a vez de Petrópolis, que promete tipos diversificados de café, comidas que combinem com a bebida e até chope e chocolates feitos com café. A ideia é apresentar ao público o universo da bebida, com produtores torrefatores e baristas que trabalham com o grão e o cultivam com amor. Leonardo Lanzetta, sócio-fundador do festival, lembra do valor afetivo que a bebida tem para as pessoas e detalha o que espera do evento.

''Nosso intuito é promover a cultura dos cafés especiais. Acho que é uma coisa muito bacana a gente ver o que acontece com o vinho, as pessoas conseguem apreciar as diferentes nuances do vinho e entender como que o processo de produção pode resultar em produtos de diferentes sabores, amoras e aspectos. Com o café não é diferente, o tipo de cultivo, a seleção dos grãos, os tipos de torra tudo isso resulta em um universo inteiramente diferente. Então, o nosso grande propósito é promover essa cultura, levando isso pra todo mundo, pra que todos realmente possam apreciar e descobrir o seu café preferido'', disse.

A programação do festival envolve atrações voltadas para o mundo do café. No sábado, dia 20, os visitantes poderão aprender mais sobre os benefícios e os resultados de uma gestão estratégica em cafeterias, além da importância do turismo rural para a valorização do café especial e entender um pouco mais sobre o perfil do "novo barista". No domingo, dia 21, os temas serão: produção de cafés especiais, cultivo de café arábica, os benefícios do café na saúde e a importância do barista. O evento terá como música os grupos AllBrazz Jam e Choro Da Glória, e o cantor Marcio Bomboni.

Na edição do mês passado, 16 mil pessoas visitaram o festival. A expectativa para a edição da Cidade Imperial é de que cerca de 20 mil pessoas passem pela exposição. A entrada é gratuita e o evento estará aberto aos visitantes no Palácio de Cristal, das 10h às 18h nos três dias.

Consumo de café no Brasil

O brasileiro é o maior consumidor de café do mundo. De acordo com o estudo da Euromonitor International, disponibilizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), foram consumidas 7,3 toneladas de café em 2018. A média é de 839 xícaras tomadas por dia pelos brasileiros, número cinco vezes maior que a média mundial. A pesquisa também mostrou que o consumidor de café gasta cerca de R$133 por ano com o produto. Para 2019, o consumo deve continuar em expansão com crescimento até 2021.

*Estagiário supervisionado por Thiago Antunes

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários