Por O Dia

Um total de 76% dos estabelecimentos comerciais tiveram prejuízo estimado em R$ 182,8 milhões, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Rio desde segunda-feira. A informação faz parte de um levantamento feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec/RJ) . No comparativo com a tempestade do dia 6 de fevereiro, o percentual de negócios afetados aumentou 11 pontos percentuais e o prejuízo estimado subiu 138%. 

Para 51,4% dos empresários consultados para a pesquisa, o estabelecimento foi afetado por falta de funcionários que não conseguiram chegar ao local de trabalho. Já em 28,9% dos locais houve dano por alagamento do estabelecimento ou depósito. Para 16,9% as avarias na estrutura física atingiram os negócios. Em 14,1% dos estabelecimentos o caminhão com mercadorias não chegou. Entre aqueles que afirmaram ter sido afetados, 64,1% tiveram perda ou queda no faturamento.

A maioria dos entrevistados demorará de um mês (54,9%) até três meses (20,4%) para recuperar o prejuízo. Entre os estabelecimentos afetados, a grande maioria (64,1%) já havia tido prejuízo com as chuvas do dia 6 de fevereiro. Desse total, 56% dos empresários afirmaram ter perdas maiores no temporal do dia 8 de abril e 33% informaram ter tido prejuízo igual nas duas tempestades.

Foram consultados 354 estabelecimentos comerciais dos seguintes bairros: Alto da Boa Vista, Barra/Barrinha, Rocinha, Jardim Botânico, Copacabana, Barra/RioCentro, Vidigal, Recreio dos Bandeirantes, Urca, Sepetiba, Campo Grande, Grota Funda, Guaratiba e Jacarepaguá/Cidade de Deus, que tiveram maior índice pluviométrico no dia 8, de acordo com medições do Sistema Alerta Rio.

Você pode gostar
Comentários