Um dos carros roubados e em que estariam os criminosos. Tiroteio causou pânico e perseguição começou no bairro São Francisco, passando pela Alameda São Boaventura e terminando na Estrada Viçoso Jardim  - Reginaldo Pimenta
Um dos carros roubados e em que estariam os criminosos. Tiroteio causou pânico e perseguição começou no bairro São Francisco, passando pela Alameda São Boaventura e terminando na Estrada Viçoso Jardim Reginaldo Pimenta
Por Adriano Araujo e Antonio Augusto Puga

Rio - Um confronto com perseguição deixou dois suspeitos mortos e fez duas vítimas de bala perdida — uma jovem e uma idosa — em Niterói, na manhã desta quinta-feira. Os policiais perseguiram os criminosos desde São Francisco, área nobre de Niterói, passaram pela Alameda São Boaventura, no Fonseca, uma das mais movimentadas da cidade, e terminou no bairro Viçoso Jardim, num total de mais de oito quilômetros percorridos pelos bandidos, causando pânico. Além das inocentes baleadas, um PM foi salvo pelo colete após levar um tiro e um terceiro criminoso foi ferido. Luana Barbosa de Vasconcelos, de 21 anos, foi atingida na cabeça e seu estado de saúde é grave.

A ação criminosa começou após o roubo do carro de um casal, um Fox preto, na Rua Lopes Cunha, próximo da Alameda São Boaventura, no Fonseca. Eles saíam de casa quando foram rendidos por dois criminosos em uma moto. "Estava saindo com meu marido e vi a moto se aproximar. Deixei ela passar e eles me renderam. Estou muito assustada, porque não temos segurança nenhuma, felizmente não aconteceu nada com a gente", disse a maquiadora de 29 anos, que preferiu não se identificar. 

Um outro motorista, que vinha logo atrás em um Peugeot, teve os pertences roubados. "Levei um susto, quando viu o assalto ao Fox, não tive reação. Já chegaram me rendendo", disse ele, que teve relógio, carteira e celular levados. Após o roubo, os dois assaltantes seguiram com o Fox preto para o bairro São Francisco, na Zona Sul de Niterói, e iniciaram um arrastão perto do Colégio Gay Lussac, um dos mais tradicionais da cidade, junto com mais um comparsa. Policiais militares do 12º BPM (Niterói) foram chamados e iniciaram um cerco.

Um dos carros roubados e em que estariam os criminosos. Tiroteio causou pânico e perseguição começou no bairro São Francisco, passando pela Alameda São Boaventura e terminando na Estrada Viçoso Jardim - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Os bandidos, que seriam da comunidade do Atalaia, no Fonseca, iniciaram a fuga em direção à Alameda São Boaventura, passando vários bairros. Ao acessarem a via expressa pela Rua Leite Ribeiro, houve o primeiro confronto ao se depararem com policiais do 12º BPM e do Niterói Mais Segura. Os bandidos subiram inclusive na calçada com o veículo para fugir dos PMs. Os tiros disparados acabaram atingindo na cabeça Luana Barbosa de Vasconcelos, de 21 anos, e uma idosa, que foi ferida na perna. Elas foram levadas para o Hospital Estadual Azevedo Lima, na região. Luana está em estado grave e a senhora, não identificada, foi atendida e já recebeu alta.

Quem passou na Alameda pela manhã relatou o pânico provocado pelos tiros. "Hoje com Alameda parada como sempre e de repente começa um tiroteio. (...) Os tiros estava muito perto", disse uma mulher, através do Twitter. "Estava dormindo no ônibus tranquilona e acordo com tiroteio na Alameda", disse outra.

Na Rua Desembargador Lima Castro, uma nova troca de tiros. Nesse local, um bandido acabou morto e outros dois abandonaram o veículo, roubando mais a frente outro Fox, de cor vermelha, e continuaram a fuga. Eles tentaram retornar à comunidade mas, próximo da Estrada Viçoso Jardim, um novo cerco interceptou a dupla, iniciando um novo tiroteio que terminou com outro criminoso morto, o outro baleado, além de um PM, que foi salvo pelo colete a prova de balas. O suspeito baleado, identificado como Evandro Souza Lima, passa por cirurgia também no Azevedo Lima e seu estado de saúde é desconhecido. 

A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) realizou perícia nas cenas do crime e vai investigar o caso. O Fox preto, onde um dos criminosos morreu dentro, foram encontradas vários objetos roubados, entre bolsas, mochilas, relógios e outras jóias das vítimas dos roubos. Foram apreendidas uma pistola com kit rajada, calibre 40, e uma pistola calibre 380.

Um dos carros roubados e em que estariam os criminosos. Tiroteio causou pânico e perseguição começou no bairro São Francisco, passando pela Alameda São Boaventura e terminando na Estrada Viçoso Jardim - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Você pode gostar
Comentários