Imagens da praia da Barra da Tijuca tomada por "mar de lixo" , chocam internautas

Grande quantidade de gigogas, misturadas a lixo doméstico, mudou a paisagem nesta sexta-feira. Governo municipal prometeu providências ainda esta noite. Veja o vídeo!

Por FRANCISCO EDSON ALVES

Praia da Barra da Tijuca tomada por gigogas e lixo: imagem assusta internautas
Praia da Barra da Tijuca tomada por gigogas e lixo: imagem assusta internautas -

Rio - Imagens de grande quantidade de lixo na Praia da Barra da Tijuca, feitas na tarde desta sexta-feira e divulgadas pelo biólogo Mário Moscatelli, estãochocando internautas. Nelas, "um mar", literalmente, de gigogas (vegetais que  se desenvolvem no meio ambiente aquático contaminado), misturadas com lixo doméstico "e até hospitalar", apare

ce tomando conta de longa faixa de areia. Alguns banhistas ainda se arriscaram no meio dos detritos. 

"Um perigo enorme. Há pedaços de pau, pregos, farpas, latas, cacos de vidro, enfim, que podem causar cortes profundos", advertiu Moscatelli. "Imagina como essa situação pode impactar negativamente no turismo no resto do Brasil e, principalmente, no exterior?", questionou, lembrando que na Praia do Flamengo, moradores estão fazendo mutirões para limpar a praia. 

Em nota, a Comlurb informou que a eco-barreira da Lagoa da Tijuca saturou e uma grande quantidade de gigogas começou a encostar na praia, entre os postos 1 e 3. "A Comlurb fará a remoção dos vegetais na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado, com dez garis, três caminhões basculantes e uma pá carregadeira. Vale lembrar que a companhia só faz a coleta daquelas que chegam às praias. A limpeza e remoção das gigogas na Lagoa da Tijuca, bem como as eco-barreiras, são de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).  Em nota agora há pouco, a direção do INEA garantiu "que está em licitação a implantação de novas eco-barreiras na Lagoa da Tijuca, a fim de conter resíduos flutuantes".

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários