Cartazes informando a nova lei devem ser fixados no local - Alexandre Brum / Agencia O Dia
Cartazes informando a nova lei devem ser fixados no localAlexandre Brum / Agencia O Dia
Por O Dia

Rio - O governador do Rio, Wilson Witzel, sancionou a lei que determina que bares, casas noturnas e restaurantes vão ter que adotar medidas necessárias para ajudar mulheres que se sentirem em situação de risco nesses estabelecimentos. A decisão foi publicada no Diário Oficial de hoje.

 

De acordo com a determinação, o estabelecimento deverá se oferecer a acompanhar a mulher até o carro, outro meio de transporte ou à Polícia. Cartazes informando a nova lei devem ser fixados nos banheiros femininos ou qualquer outro ambiente do local.

 

Funcionários deverão ser treinados e capacitados para auxiliar e outras medidas que viabilizem a comunicação entre a vítima e o estabelecimento também devem ser adotados.

Segundo a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), autora da proposta, muitos encontros de pessoas que se conheceram pelas redes sociais acontecem nesses estabelecimentos e podem oferecer risco as mulheres.

 

"Atualmente, fruto do aumento do uso das redes sociais, é cada vez mais comum a inscrição de homens e mulheres em sites e aplicativos de relacionamento, que acarreta em encontros agendados em bares, restaurantes e casas noturnas. Nesses encontros crescem os riscos relacionados à segurança, em especial à segurança da mulher, que muitas vezes é vítima de abusos físicos, psicológicos ou sexuais durante o encontro”, justificou a parlamentar.

Você pode gostar
Comentários