Witzel fez exames em hospital particular de Botafogo, na Zona Sul - Luciano Belford/AgÊNCIA O DIA
Witzel fez exames em hospital particular de Botafogo, na Zona SulLuciano Belford/AgÊNCIA O DIA
Por O Dia

Rio - O governador do estado Wilson Witzel disse que vai propor na Câmara Metropolitana a substituição dos BRTs por monotrilhos suspensos. A declaração foi feita em entrevista ao CBN Rio, na manhã desta quinta-feira. Segundo Witzel, que afirmou não ter apresentado o projeto ainda, o transporte daria mais velocidade e conforto aos usuários.

"O monotrilho é uma realidade muito importante no meio urbano na Europa e nos países da Ásia", disse o governador. "Eu ainda não apresentei o projeto, mas estive conversando com empresas dessa área, como empresas chinesas. Lá na Bahia, o governador Rui Costa já iniciou a licitação. É uma solução que São Paulo também adotou e Minas Gerais pretende adotar", completou. 

De acordo com o governador, o veículo seria a solução para o transporte da Região Metropolitana. "Com isso, a gente resolveria o problema de São Gonçalo e Itaboraí, para a famosa Linha 3 do metrô", acrescentou. 

Witzel disse que 200 quilômetros do monotrilho seriam viáveis em pouco mais de dois anos. "É muito rápido. Você tem a produção em série das pilastras, a elevação do monotrilho e ele vem por cima. Não precisa de terraplanagem e não precisa desapropriar. Ele já é feito no leito das estradas", explicou. 

Sobre a verba do projeto, o governador afirmou que "a ideia é fazer o projeto sem colocar um centavo do Estado". Ainda sobre mobilidade urbana, Witzel não descarta fazer uma nova concessão para continuar as obras da Linha 4, que não tem a estação da Gávea, na Zona Sul do Rio. "Ali há um imbróglio jurídico. Eu já reuni o Ministério Público e as empresas", comentou. 

Atuação da milícia 

Na entrevista, o governador do estado também comentou sobre a atuação das milícias em comunidades do Rio. Ele declarou que o grupo paramilitar "não é a principal chaga do estado". No entanto, Witzel ponderou que ela está sendo combatida e deve ser investigada. 

Já sobre atuação da mílicia Muzema, onde dois prédios desabaram na última sexta-feira, o governador disse que as equipes de resgate estão atuando sem problemas e que a segurança está garantida pela Polícia Militar.

A Prefeitura do Rio anunciou que irá  destruir as construções irregulares na comunidade. Witzel afirmou que o Município contará com a cobertura da PM. "Se alguém tentar impedir o trabalho vai ser preso e se tiver armado e não se entregar vai ser morto", declarou o governador na entrevista. 

Witzel sanciona lei que vai garantir convocação de mulheres na PM

Nesta quinta-feira, Witzel sancionou a lei que garante a possibilidade de candidatas mulheres aprovadas em concursos na Segurança Publica ocuparem vagas destinadas a homens e que estão ociosas. A publicação no DO deve sair nos próximos dias. Na prática, a medida vai viabilizar o reforço de mais de 200 policiais para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar
Comentários