Padre Jefferson de Oliveira com o turíbulo comprado às pressas  - Armando Paiva/ Agência O Dia
Padre Jefferson de Oliveira com o turíbulo comprado às pressas Armando Paiva/ Agência O Dia
Por Luana Dandara*

Nem mesmo o padroeiro da cidade está a salvo da violência que assola o Rio. Na igreja de São Jorge, no Centro do Rio, um turíbulo, objeto onde é queimado o incenso durante as celebrações, foi furtado no início do mês. Segundo o padre Jefferson de Oliveira, de 41 anos, a peça de prata valia cerca de R$ 3 mil. "Fora o valor histórico desse turíbulo centenário. Tinha pelo menos 140 anos", ressalta.

A ausência do turíbulo foi notada no Domingo de Ramos, no último dia 14. "Reviramos toda a igreja e não conseguimos encontrar. Dá uma sensação de vazio, era um patrimônio nosso", diz o padre, que lamentou nem ter usado a peça, pois trabalha na igreja do Campo de Santana há apenas um mês: "O turíbulo fica trancado, mas estava um tempo em manutenção para limpeza e preparação para a festa de São Jorge. Como a igreja tem um trânsito muito grande de pessoas, infelizmente entraram e levaram".

A paróquia comprou uma peça temporária, mas o padre Jefferson mantém as esperanças de que o turíbulo centenário seja devolvido: "Com todo nosso apelo feito nas missas, tenho fé que quem furtou vai devolver".

Questionado se o furto poderia ser perdoado, ele brincou: "É bem perdoável, pois o dano seria reparado", diz ele: "Infelizmente, nós padres também estamos acostumados com a violência no Rio, atinge a todos nós".

* Estagiária sob a supervisão de Marco Antonio Rocha

Você pode gostar
Comentários