Daniel de Jesus Costa Rocha, 17 anos - Divulgação
Daniel de Jesus Costa Rocha, 17 anosDivulgação
Por O Dia

Rio - Com 122,7 milhões de brasileiros desempregados, diversos jovens estão buscando alternativas para encontrar oportunidade de construir uma carreira e conciliar com os estudos através do programa Jovem Aprendiz. Esse é o caso de Cristiano da Silva Roma Júnior, de 23 anos, efetivado pelo grupo Cencosud, quarto maior supermercadista do país, há cinco anos e que hoje atua como comprador de serviços e de produtos de marketing.

A história de Cristiano, que foi efetivado após dois anos como Jovem Aprendiz, inspira pessoas como Wesley Araújo Siqueira, de 17 anos, que trabalha como Jovem Aprendiz do Prezunic. Morador de São Gonçalo, ele comemora o primeiro emprego que concilia com o estudo no 1º ano do Ensino Médio. Wesley enumera motivos de orgulho que acumula nesta nova fase da sua vida: não pede mais dinheiro à mãe, está aprendendo uma nova carreira e a cada dia se sente mais confiante em relação ao seu futuro. “Fico muito contente quando ando pelas ruas e as pessoas, além de me desejarem ‘Bom dia’ e ‘Boa tarde’, me cumprimentam com um ‘Bom trabalho’”, afirma o jovem.

Amigo de infância de Wesley, Daniel de Jesus Costa Rocha, também de 17 anos, percorre o mesmo caminho. Eles procuraram juntos o emprego e agora se reconhecem também na satisfação com a conquista. Com seu salário, ajuda a pagar as despesas da casa e o curso preparatório para o ingresso na carreira militar, seu maior sonho. "Fiquei assustado quando fui chamado porque é o meu primeiro emprego mas está sendo uma experiencia muito boa. Antes eu ficava, sem rumo, na rua. E isso não é nada bom", conta Daniel.

Como participar do programa Jovem Aprendiz

No programa, o Jovem Aprendiz deve cursar uma formação no Sistema S, CIEE, entre outros, sendo menor de idade, tem que obrigatoriamente estudar em escola regular. Com uma renda média de meio salário mínimo, o Jovem Aprendiz trabalha 4 horas semanais e tem a carga horária total de 20 horas, dividida tanto para a formação teórica, quanto à pratica na empresa.

Além de aprender a atuar em determinadas funções, o jovem, que deve estar regular em seus estudos para se candidatar, tem também sua primeira fonte de renda, passando a administrar um orçamento pessoal e começando a entender a relação entre trabalho e educação financeira. Os estudantes e demais interessados em trabalhar nas redes da Cencosud Brasil podem cadastrar currículo no www.vagas.com.br/cencosudbrasil.

 

 

Você pode gostar
Comentários