Mais Lidas

Antigo Zoológico de Vila Isabel vive dias de abandono e insegurança

Com mais de 130 anos, parque criado por Barão de Drummond tem grades quebradas, lagos imundos e sujeira por todo lado

Por MARIA INEZ MAGALHÃES

Parte do gradil que cerca o parque está sem barras de ferro, gerando medo entre os moradores
Parte do gradil que cerca o parque está sem barras de ferro, gerando medo entre os moradores -

Rio - O local em Vila Isabel poderia ser um paraíso verde em meio a tanto concreto e asfalto da cidade, mas está abandonado. Trata-se do Parque Recanto do Trovador ou o Antigo Zoológico do bairro, nome pelo qual é mais conhecido pelos cariocas. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), tem mais de 130 anos e foi idealizado por João Baptista Vianna Drummond, o Barão de Drummond, famoso empresário do Século XIX.

Galeria de Fotos

Água suja parada também é criadouro de mosquitos e podem transmitir doenças Whatsapp O DIA 98762-8248
Patos são obrigados a nadar em um lago imundo Whatsapp O DIA 98762-8248
Há sinais de abandono por todos os lados e de objetos quebrados Whatsapp O DIA 98762-8248
Abando do Parque Recanto do Trovador, antigo Zoológico em Vila Isabel, zona Norte do Rio de Janeiro. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
O lago está imundo e ainda há árvores caídas pelo local Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Abando do Parque Recanto do Trovador, antigo Zoológico em Vila Isabel, zona Norte do Rio de Janeiro. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Abando do Parque Recanto do Trovador, antigo Zoológico em Vila Isabel, zona Norte do Rio de Janeiro. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Parte do gradil que cerca o parque está sem barras de ferro, gerando medo entre os moradores fotos Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

Os primeiros sinais do descaso estão logo na entrada do lugar. Falta uma parte do gradil que cerca o parque. Isso permite a entrada e saída de qualquer pessoa a qualquer hora, comprometendo a segurança de frequentadores. A placa onde deveriam estar nome e informações sobre o Zoológico foi corroída pela ferrugem. Os lagos estão imundos, e há sujeira também por todos os cantos, assim como mobiliários quebrados.

O lago está imundo e ainda há árvores caídas pelo local - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

Há ainda um agravante. “Abandono e maus-tratos de animais ali são uma coisa fora do comum. O pessoal some com nossos potes e acessórios que levamos para alimentar os bichos. O local está imundo, tem infestação de ratos e insetos. O lago virou um mangue. Não tem segurança alguma para a gente passear ou levar crianças”, denuncia a protetora Fabiolla Araújo, que atua com um grupo de voluntárias no parque. 

“Ali, são deixadas caixas com filhotes de gatos. Eles não morrem porque protetoras cuidam deles”, explicou o vereador Doutor Marcos Paulo (Psol), que vistoriou o parque há 20 dias. “Me assustei com o total estado de abandono. A população em torno fica completamente sem condições de usar o parque”, disse ele, que já pediu explicações à ONG Instituto Eventos Ambientais (IEVA), administradora do espaço desde 2018.

Abando do Parque Recanto do Trovador, antigo Zoológico em Vila Isabel, zona Norte do Rio de Janeiro. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

O vereador cobrou a apresentação dos contratos da ONG e os ofícios enviados pelo instituto à prefeitura solicitando ajuda para melhorias do lugar. "Estamos preocupados também com a saúde pública. Animais abandonados trazem zoonoses e sujeira, doenças”, disse o vereador.

Faxina para próxima semana

Presidente da ONG Instituto Eventos Ambientais (Ieva), Alexandre Gontijo disse ter muitos projetos para o parque, mas depende da aprovação do Inepac para colocá-los em prática, mas que já promoveu melhorias no local. O instituto adotou o parque no ano passado e atua com recursos próprios.

Ele afirmou que as últimas chuvas provocaram a sujeira do lugar e que a limpeza já está agendada para a próxima semana. 

Patos são obrigados a nadar em um lago imundo - Whatsapp O DIA 98762-8248

O que diz a Fundação Parques e Jardins

A Fundação Parques e Jardins garantiu que, desde o dia 4 de janeiro de 2018, quando o IEVA assumiu a unidade, uma série de intervenções vêm sendo realizadas para melhorias no espaço, como restauração do arvorismo, instalação de viveiros, comedores, restauro da ponte do lago, restauro dos brinquedos infantis e pintura. Os jardins do parque também estão sendo restaurados e serão reinaugurados em breve.

Sobre a segurança da área, a fundação afirmou que ainda aguarda resposta ao pedido de guardas municipais para auxiliar no parque, e garantiu que os serviços de limpeza são realizados regularmente com auxílio da Comlurb.

Abando do Parque Recanto do Trovador, antigo Zoológico em Vila Isabel, zona Norte do Rio de Janeiro. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

A Fundação Parques e Jardins ressalta ainda que há muitas depredações sofridas por parte da população, o que dificultaria seu estado de preservação. Outras medidas, como a restauração do gradil, no entanto, a assessoria da fundação disse que depende de aprovação de projetos pelo Inepac.

Há sinais de abandono por todos os lados e de objetos quebrados - Whatsapp O DIA 98762-8248

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários