Árvore caída na Rua Marques de Pombal, no Centro do Rio - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Árvore caída na Rua Marques de Pombal, no Centro do RioReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Por LUIZ PORTILHO

Rio - A chuva e a forte ventania, com ventos de mais de 100 km/h, que atingiu o Rio na noite do último domingo deixou um rastro de árvores caídas em toda a cidade. Muitas delas caíram na rede elétrica, deixando moradores sem luz há mais de 12 horas. Na Rua Marquês de Pombal, entre a Benedito Hipólito e Clementino Fraga, no Centro, o trânsito está interditado nesta manhã, devido a uma queda de árvore que atingiu a fiação e deixa a região sem energia. Segundo a Light, as zonas Norte e Oeste do Rio e a Baixada Fluminense são as áreas mais atingidas. 

"Estamos sem luz desde ontem, às 20h15, quando a árvore caiu. Ligamos para a Light umas quinhentas vezes e ela só diz que suas equipes estão nas ruas. A Comlurb só chegou hoje, às 7h15. Foram os próprios moradores que fecharam a rua, com cones e galhos quebrados, para que ninguém passe", disse o balconista Alexandre Souza, 44 anos.

Na Rua Oito de Dezembro, em Vila Isabel, outra grande árvore desabou após a forte ventania - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

A Comlurb está no local e também espera pela ação de técnicos da Light para iniciar a retirada da árvore, pois há perigo de choque para os garis. A reportagem entrou em contato com a concessionária de energia para saber como ela está atuando para restabelecer a energia nos diversos pontos da cidade afetados pelo problema, e obteve resposta somente às 14h15, seis horas após o pedido.

A Light disse que reforçou suas equipes em 28%, com 1790 profissionais nas ruas. Cerca de 70% dos clientes atingidos já foram normalizados e seguimos em áreas como Queimados e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e em Campo. Grande, na Zona Oeste. Na capital, os bairros com mais casos de árvores sobre a rede foram Tijuca, Maracanã, Vila Isabel, Cachambi, Centro e Campo Grande. Não foi informado o número de pessoas ainda afetadas pela falta de energia. 

Já em Vila Isabel, na Zona Norte, na altura do número 414 da Rua 8 de Dezembro, uma outra árvore teve a raiz arrancada, também por volta das 20h de domingo. Falta luz nesta parte da rua desde então. "Estamos sem elevador e sem portão eletrônico. Nossa sorte foi a árvore cair sobre a calçada. Se caísse para o prédio faria um estrago enorme", disse o porteiro Paulo Sérgio Santos, 58 anos. Nem a Light nem a Comlurb estavam no local.

Na rua Itabaiana, no Grajaú, árvores caíram em três pontos diferentes. Para a família da aposentada Maria do Socorro, o drama poderia ter sido grande. "Meu genro e meu neto chegavam de carro na hora, por volta das 21h. Meu genro sentiu que a árvore iria cair e deu ré. O galho mais grosso atingiu apenas o capô e eles conseguiram escapar", conta a senhora, que ainda afirma: "Minha luz está intermitente, por isso eu desliguei tudo em casa, para não estragar nada. Já ligamos para a Light e para a Comlurb, mas eles dizem que estão sobrecarregados".

Na Rua Carvalho Alvim, altura do número 333, a queda de uma árvore, por volta das 20h, atingiu a fiação e derrubou um poste. A Comlurb desobstruiu a via, mas a energia elétrica ainda não foi restabelecida. "A Light não faz a parte dela. Fizemos o chamado e nada. Nossa luz de emergência dura pouco, apenas quatro horas. Estamos no escuro, há pessoas de idade aqui. Isso as prejudica", disse o porteiro Severino da Silva, 58 anos.

Na rua José Veríssimo, no Méier, uma tamarineira centenária caiu desde a raiz, atingiu um carro que estava estacionado em frente ao número 335 e a fiação elétrica. A rua está sem luz desde as 19h de domingo. Desde as 8h desta segunda-feira, a Comlurb e a Light trabalhavam no local.

"Isso foi descaso. Há dois meses, quando caiu outra árvore na rua, nós pedimos a poda desta tamarineira. O peso da copa teria de ser diminuído para o vento não derrubá-la. Por sorte, nenhuma pessoa foi atingida", disse o administrador Wellington de Andrade, 58 anos, morador da rua. Outros moradores relataram que há o mesmo risco com outras árvores da rua.

A concessionária disse que a falta de luz pode ser relatada através de SMS para 54448 ou ligue para Disque-Light (0800-0210-196) e mantenha seu cadastro atualizado para informações sobre a Light, na Agência Virtual, em www.light.com.br. As reclamações também podem ser feitas através do Twitter @lightclientes

Em nota, a Comlurb disse que registrou, até as 11h, 108 quedas de árvores e galhos de grande porte após a forte ventania que atingiu a cidade na noite deste domingo. Os bairros com mais ocorrências foram Tijuca, Maracanã, Vila Isabel, Cachambi, Centro e Campo Grande. Das 108 ocorrências, 97 são árvores e 11 grandes galhos. Dessas, 56 remoções estão concluídas e 52 por concluir, disse, às 14h35.

Você pode gostar
Comentários