Waguinho est - DivulgaÇÃO
Waguinho estDivulgaÇÃO
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - O prefeito de Belford Roxo Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (MDB), foi afastado do cargo, na manhã desta terça-feira. Ele, outros servidores municipais e o deputado estadual Márcio Canella (MDB), ex-prefeito de Belford Roxo, são alvos de uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público estadual (MPRJ) contra um esquema de desvio de recursos públicos. O grupo de 25 pessoas teria desviado cerca de R$ 14 milhões do cofres município da Baixada Fluminense.

Todos os investigados vão responder pelos crimes de organização criminosa, concussão, fraude a licitações, dispensa ilegal de licitações e peculato.

Além do prefeito Waguinho e do deputado Marcio Canella, também foram denunciados Paulo Sérgio Corrêa Luna, secretário municipal de Conservação; Bruno de Oliveira Paes Leme Pires, ex-secretário municipal de Obras e empresários.

Os agentes estiveram na Prefeitura de Belford Roxo - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Na Operação Metano, como foi batizada, além da decisão judicial de afastamento de Waguinho, os agentes pretendem cumprir 25 mandados de busca e apreensão em repartições públicas e nas casas dos denunciados. Eles pretendem apreender dinheiro, documentos, computadores, papéis, telefones celulares e outros objetos que comprovem o crime.

Os agentes estiveram nas salas da Procuradoria do Município e também em vários locais onde ficam as secretarias. Os investigadores do MP e da Polícia Civil tiveram que subir no prédio pela escada de emergência. É que o único elevador da prefeitura está quebrado há mais de um mês.

O deputado estadual Márcio Canella - Rafael Wallace / Alerj

Populares que passavam em frente à seda da prefeitura gritavam e aplaudiam a presença da polícia. "Tem que prender o Waguinho" e "demorou" foram algumas das manifestações a favor da operação que retirou o prefeito do cargo.

De acordo com as investigações, inicialmente, foram apuradas irregularidades na contratação de empresas para a prestação dos serviços de coleta e transporte de lixo urbano, bem como de sua destinação final em aterro sanitário.

A investigação teve desdobramentos que evidenciaram irregularidades em outros campos de atuação administrativa, como o da pavimentação de vias públicas e de locação de imóveis pelo executivo local.

"Foram produzidos sólidos elementos de prova que apontam, por cruzamento de dados, vínculos subjetivos entre todos os agentes denunciados, públicos e privados - em especial, por meio de pessoas jurídicas contratadas -, além de análise pericial de superfaturamento nos contratos, oitiva de diversas testemunhas, diligências policiais de campo, comparativo de gastos públicos orçamentários, relatórios de inteligência financeira, etc., todos convergentes quanto à evidência de crimes gravíssimos perpetrados contra a Administração Pública por obra dos ora denunciados, responsáveis por desfalques milionários no erário municipal", diz a denúncia.

Agentes estiveram na residência de Waguinho, em Heliópolis - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

No fim da manhã, a Prefeitura de Belford Roxo emitiu uma nota dizendo que Waguinho "recebeu com surpresa a decisão judicial, visto que o afastamento já havia sido pedido em relação aos mesmos fatos."

A nota diz ainda que "tanto na primeira como na segunda instância já haviam sido negado o pedido de afastamento"; confira a íntegra da nota!

O prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, recebeu com surpresa a decisão judicial, visto que o afastamento já havia sido pedido em relação aos mesmos fatos. Tanto na primeira como na segunda instância já haviam sido negado o pedido de afastamento. Waguinho rebate todas as acusações e está recorrendo da decisão, confiando e respeitando sempre a Justiça.

A Prefeitura está colaborando com as investigações e com a instrução processual e espera que tudo seja esclarecido com a maior brevidade possível.

Movimentação em frente à prefeitura - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Deverão ser afastados de seus cargos:

1. Waguinho: prefeito de Belford Roxo

2. Paulo Sérgio Corrêa Luna: secretário municipal de Conservação

3. Eduardo Silva de Souza

4. Edinúbia Macena Vieira

5. João Batista da Costa

6. Severino do Ramo Macedo Medeiros

7. Waldir Marinho de Oliveira

8. Jefferson Mariano da Silva

9. Tassiana Zeferina Servilha

10. Cosmo Thiago da Silva Pereira

Movimentação na frente da Prefeitura de Belford Roxo - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Você pode gostar
Comentários