Pessoas presentes no evento realizam o replantio da vegetação  - Reprodução / Twitter
Pessoas presentes no evento realizam o replantio da vegetação Reprodução / Twitter
Por Felipe Rebouças*

Rio - A manhã deste quarta-feira marcou uma década da morte do seminarista, médico e surfista carioca Guido Schäffer, conhecido como Surfista Santo. Para homenagear o postulante à beatificação junto à Santa Sé, familiares, amigos e devotos de Schäffer participaram, no Posto 11 do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, da quarta edição do 'D.I.A. na Praia' (buscando águas profundas, trazido do latim), organizado pela Associação Cultural Guido Schaffer. Inclusive, pela primeira vez desde a 1ª edição do evento, houve o replantio da vegetação local.

De acordo com a associação, cerca de 3 mil pessoas estiveram presentes na Praia do Guido. O nome foi atribuído ao trecho da praia em que o seminarista morreu por afogamento em 2009, após uma manobra de surf malsucedida. Em janeiro deste ano, a placa 'Praia do Guido' foi posta com aval da Prefeitura do Rio, no calçadão do posto 11.

"O evento é destinado a todas as pessoas que querem experimentar o amor de Deus, jovens de todas as idades, desde crianças até pessoas de mais idade", declarou Eduardo Martins, um dos organizadores.

No início das atividades, às 9h, houve uma missa com a bênção das pranchas de surfistas e amigos de Guido pelo Delegado Arquiepiscopal para a Causa dos Santos, Dom Roberto Lopes. Em seguida, a família do homenageado subiu ao palco montado na areia e pediu que as pessoas fizessem silêncio. Voltados para o mar, os presente realizaram uma oração em memória ao seminarista.

Depois desse momento, pela o replantio com a intenção de recuperar a restinga das dunas. Ação contou com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Instituto-e. Para finalizar, Padre Omar subiu ao palco para fechar o evento em grande estilo.

*Estagiário sob supervisão de Maria Inez Magalhães

 

 

Você pode gostar
Comentários