Hospital Universitário Gaffrée e Guinle inaugura novo centro cirúrgico

Com a modernização, unidade de saúde fará 1.500 cirurgias mensais

Por O Dia

Hospital Gaffrée e Guinle ganhou novo centro cirúrgico
Hospital Gaffrée e Guinle ganhou novo centro cirúrgico -
Rio - O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), na Tijuca, vinculado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugura nessa segunda-feira, às 9h, o novo centro cirúrgico geral da unidade. Com a reabilitação do setor, o HUGG terá capacidade para a realização de até 1.500 cirurgias mensais, incluindo pequenos procedimentos e intervenções de alta complexidade em algumas especialidades.
As obras de revitalização do espaço colocam o hospital entre os mais avançados do estado do Rio. Foram reformadas sete salas de cirurgia, que receberam novos equipamentos, e ganhou um sistema de refrigeração que evitará o acúmulo de ar contaminado no ambiente.
Outra novidade será a transferência do setor de anatomia patológica para dentro do centro cirúrgico. Desta maneira, com o auxílio de patologistas, os médicos conseguirão identificar durante as operações os limites, a natureza e o grau de agressividade das lesões, especialmente no tratamento oncológico. Isso ajudará na avaliação das condutas mais adequadas para cada quadro clínico.
Além do centro cirúrgico, o Gaffrée e Guinle conta ainda com outras nove dependências destinadas a cirurgias obstétricas, ortopédicas e pequenos procedimentos.
Cirurgias transmitidas em tempo real
A reforma do centro cirúrgico do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle vai garantir também novas oportunidades de aprendizado para os alunos de graduação e pós-graduação da Unirio. Os procedimentos serão transmitidos por telão, em tempo real, para o Anfiteatro, onde acontecem aulas teóricas, e para as demais salas de ensino.
Além de assistir às imagens, os estudantes poderão ouvir os comentários da equipe médica. Posteriormente, as gravações serão integradas ao acervo da instituição para futuras consultas.
Homenagens aos docentes
O novo centro cirúrgico do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle receberá o nome de Pietro Novellino, que foi Professor Emérito de Cirurgia e reitor da Unirio, delegado do Ministério da Educação e presidente da Academia Nacional de Medicina por três vezes. Durante a solenidade de abertura, Novellino, que estará presente, será homenageado. Em seguida, os participantes serão convidados a visitar as novas instalações do centro cirúrgico.
As demais salas do espaço também designarão professores que passaram pela Escola de Medicina e Cirurgia da Unirio, como forma de reconhecimento pelas conquistas que permitiram a visibilidade da universidade no Brasil e no exterior, graças às suas trajetórias no âmbito da cirurgia.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro