A Rua Olavo Bilac é um dos retratos do abandono, com esgoto a céu aberto, lama e calçamento precário - Luciano Belford/Agência O Dia
A Rua Olavo Bilac é um dos retratos do abandono, com esgoto a céu aberto, lama e calçamento precárioLuciano Belford/Agência O Dia
Por Aline Cavalcante
Rio - Seis meses depois que o 'Dia no seu Bairro' esteve pela primeira vez em Santa Amélia, no município de Belford Roxo, os mesmos problemas ainda persistem no local. Apesar das promessas de obras na região, nenhuma melhoria foi feita e o abandono permanece — na semana passada, o prefeito Waguinho (MDB) foi afastado do cargo e assumiu o presidente da Câmara de Vereadores, Marcinho Bombeiro (PSL).
Sem asfalto, a Rua Olavo Bilac teve que ser interditada por moradores para impedir a passagem de veículos. A medida foi tomada depois que a situação dos buracos, lama e poeira se agravaram. "Fechar a rua foi uma medida desesperada, porque quanto mais veículos passavam por aqui, mais estragos causavam", contou a dona de casa Doralice Correa Crispim, de 67 anos.
Publicidade
Segundo ela, há mais de dois anos, a prefeitura, com a promessa de melhorias, quebrou todo o asfalto e não voltou mais ao local. "Antes era uma rua com buracos. Hoje é uma rua no buraco, na lama e na poeira. Estamos abandonados", reclamou.
Além de não ter asfalto, a Rua Olavo Bilac costuma alagar em dias de chuva e a água invade as casas. "Fizemos até uma contenção no portão para impedir que a água entre", disse Neli da Silva. Lusiê Rodrigues contou também que a água fica na altura dos joelhos. "Sem asfalto, os canos e manilhas ficam expostos. Uma vez, o cano d'água quebrou e eu fiquei dois dias sem uma gota na torneira", lembrou.
Publicidade
Os moradores revelam ainda que o esgoto também é um problema na Rua Abaeté. "Está voltando para dentro de casa, principalmente quando chove. O cheiro é horrível e nos preocupamos também com o risco de doenças", ressaltou Daiana da Silva.
Saúde esquecida
Publicidade
Em fase final de construção, uma Clínica da Família, que poderia estar em funcionamento, foi abandonada na Rua das Mangueiras. Para piorar, os materiais da obra foram roubados e o terreno estava servindo de esconderijo de bandidos que praticavam assaltos. Foi preciso que os moradores cercassem o local para acabar com os roubos.
A Prefeitura de Belford Roxo informou que irá à Santa Amélia, mas não deu prazo para solucionar todos os problemas do bairro.