Lei que torna os santos padroeiros do Estado foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feir - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Lei que torna os santos padroeiros do Estado foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feirDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - São Jorge e São Sebastião se tornaram oficialmente padroeiros do Estado do Rio. A Lei que já tinha sido aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no último dia 18, foi sancionada pelo governador Wilson Witzel (PSC), e publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial.
"A sanção da lei é o reconhecimento do estado à devoção do povo fluminense aos dois santos", explicou Witzel. 
Publicidade
A partir de agora, cabe ao governo prestar as homenagens anuais aos santos. O projeto dos deputados André Ceciliano (PT) e Gustavo Schmidt (PSL), originalmente, se referia apenas a São Jorge, mas uma emenda do deputado Luiz Paulo (PSDB) incluiu São Sebastião, que já era padroeiro da cidade.
A imagem de São Sebastião foi da Tijuca à Catedral Metropolitana - Fernanda Dias/Agencia O Dia
Publicidade
"O dia 23 de abril, Dia de São Jorge, já está no calendário do Estado. São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo, e até hoje o Estado do Rio ainda não tem um padroeiro", justificaram os autores da proposta.
Os dias de São Sebastião e São Jorge são celebrados, respectivamente, nos dias 20 de janeiro e 23 de abril.