Presidente Jair Bolsonaro, governador Wilson Witzel e prefeito Marcelo Crivella participam de cerimônia em homenagem à atuação brasileira na Segunda Guerra Mundial - Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Presidente Jair Bolsonaro, governador Wilson Witzel e prefeito Marcelo Crivella participam de cerimônia em homenagem à atuação brasileira na Segunda Guerra MundialFoto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por Rafael Nascimento e Beatriz Perez
Rio - O governador do Rio, Wilson Witzel, usou seu discurso no evento em homenagem à atuação brasileira na Segunda Guerra Mundial para se defender das críticas que sua política de segurança vem recebendo. Ele foi denunciado nesta semana à Organização dos Estados Americanos (OEA) e à Organização das Nações Unidas (ONU). O governador disse que seus críticos não entendem a contundência necessária para combater o crime organizado. O presidente Jair Bolsonaro também participou da cerimônia. 
"Muitos confundem a contundência necessária ao enfrentamento de narcoterroristas, dos traficantes. O enfrentamento à máfia das milícias também é necessário. Não dá para enfrentar essa situação absurda sem a máxima dureza no combate ao crime organizado", disse na cerimônia, realizada no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio.
Publicidade
Witzel também disse que sua política não é baseada exclusivamente no confronto. "Se engana quem acredita que a nossa política de Segurança se baseia exclusivamente em confronto. Estamos investindo em Inteligência e aparelhando o setor da Polícia Civil que trabalha no combate à lavagem de dinheiro", afirmou.
Ele também agradeceu aos militares e ao general Braga Netto, que foi interventor na Segurança Pública do Rio até o final do ano passado. "O Estado do Rio de Janeiro tem muito a agradecer às Forças Armadas e à Intervenção Federal, que aqui deixou um legado importante em equipamentos", disse.
Publicidade
Bolsonaro exalta Forças Armadas
Em uma semana marcada por uma crise entre a ala militar do governo e os seguidores do ideólogo Olavo de Carvalho, Bolsonaro exaltou as Forças Armadas no evento.
Publicidade
" Eles são os heróis de verdade da nossa pátria. Feliz é a pátria que tem as Forças Armadas com o compromisso por lutar, a qualquer custo, pela liberdade e democracia. Eu acredito nas Forças Armadas e juntos poderemos fazer um Brasil diferente dos últimos anos. Nós acreditamos no Brasil", acrescentou.
Wilson Witzel disse que valoriza a solenidade. "Como ex-fuzileiro estou em casa nesta solenidade. Acredito na importância dos ritos e tradições. A sociedade precisa dos símbolos", disse.
Publicidade
Após o evento, o presidente assinará o contrato para que a Fórmula 1 volte ao Rio. O novo autódromo será erguido em Deodoro.