Por O Dia
Rio - Agentes da Coordenadoria de Educação do Detran vão realizar, nesta quarta e quinta-feira, a Operação Transite Seguro em Copacabana e Botafogo. As ações fazem parte da campanha Maio Amarelo, que busca a redução do número de acidentes e vítimas do trânsito. Os agentes vão abordar pedestres mostrando a importância da adoção de atitudes seguras e preventivas nas vias públicas.
Na quarta-feira, a ação acontecerá das 10h às 12h, na Avenida Atlântica, em Copacabana. E na quinta, será na Praia de Botafogo, no mesmo horário. As ações vêm sendo realizadas desde 6 de maio em diversas ruas da capital e do interior do Estado.
Publicidade
Nessas ações, os agentes do Detran falam com os pedestres sobre o uso de faixas, passarelas e passagens subterrâneas para atravessar as vias. O respeito à sinalização e a necessidade de se andar na calçada, atender ou mandar mensagens pelo celular somente em local seguro e não utilizar fones de ouvidos ao atravessar ruas são também comportamentos essenciais.
Na campanha Maio Amarelo deste ano, com o slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, o foco é o pedestre. E não é à toa: 39% das vítimas fatais em acidentes de trânsito são atropeladas. No ano passado, das 28.053 vítimas no estado do Rio de Janeiro, houve 1.925 mortos e 26.128 feridos. Apesar da redução de 9,5% em relação a 2017, os números ainda são considerados muito altos pelo Detran.RJ.