Laíla comemora no seu restaurante favorito, o Planeta da Ribeira, e já planeja criar uma arena insulana para rodas de samba ao ar livre - fotos Cléber Mendes
Laíla comemora no seu restaurante favorito, o Planeta da Ribeira, e já planeja criar uma arena insulana para rodas de samba ao ar livrefotos Cléber Mendes
Por *Luana Dandara
Foram cinco anos de tentativas da União da Ilha para trazer o morador ilustre do bairro e ícone do Carnaval carioca para a escola. Nessa segunda-feira, o sonho da diretoria da agremiação e dos vizinhos de Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o popular Laíla, se concretizou. Após o anúncio oficial, a #LaílanaIlha se espalhou na internet e o grito de guerra 'LaIlha' está na boca do povo. O diretor de Carnaval de 76 anos, detentor de 17 títulos no Grupo Especial, deixa claro: o amor dos insulanos pela região é inigualável e vai ser a força para 2020 na Sapucaí.
"Era um sonho morar aqui, é meu paraíso quando passo da ponte", diz ele, que reside há 30 anos na Praia do Zumbi. Na sua rotina, estão as visitas frequentes ao terreiro e alguns chopes na Praça da Ribeira e no Jardim Guanabara.
Publicidade
"Vim relutando para ir pra União da Ilha, mas chegou o momento. Aquelas coisas que o destino te conduz. Também me motiva ter uma grande comunidade aqui dentro mal trabalhada. Essa escola tem tudo pra arrebentar, precisa resgatar o que perdeu", pontuou o dirigente, que levou ainda seu fiel escudeiro para a agremiação, o carnavalesco Fran Sérgio. Os planos futuros não são pequenos. Laíla adiantou que quer fazer uma arena insulana para promover samba ao ar livre no estacionamento da escola e criar um departamento de harmonia exclusivamente feminino.
Por enquanto, o dirigente só olha a escola de samba de fora. Ele ainda quer fazer uma limpeza de energia na quadra e no barracão, na Cidade do Samba, antes de começar os trabalhos. A fé na religião africana é tanta que o dia da sua apresentação para a comunidade foi escolhido por ser dia de preto-velho, uma entidade da umbanda.
Publicidade
Amigo leal do antigo figurão da Beija-Flor, Joaquim Reis, 58 anos, acredita que os sambas marcantes da União da Ilha estão para voltar. "Ele vai fazer um grande trabalho na escola. É um ícone do samba, é o cara", elogiou o comerciante, que é dono do restaurante Planeta da Ribeira, onde Laíla marca ponto semanalmente. "A Ilha é toda essa maravilha. Se ganhasse na Mega Sena não saía daqui", brincou.
O diretor de Carnaval mantém há 18 anos amizade com Joaquim Reis, dono do restaurante que frequenta semanalmente - Cléber Mendes/Agência O Dia
Publicidade
O torcedor insulano e jornalista Lucas Dellatorres é ainda mais otimista e confia em um título inédito no Carnaval. "Acredito que Laíla instigará mais o trabalho para consolidar uma forte equipe. A Ilha é uma grande família". Mas o diretor admite que ainda precisará de tempo para consolidar a agremiação nas primeiras posições. "Ser campeão em 2020 seria uma felicidade, não acredito muito. Mas no futuro breve teremos título, sim", defendeu.
PAIXÃO INSULANA NO FUTEBOL
Publicidade
A paixão pela Ilha do Governador se espalha também no futebol. Nesse fim de semana, os torcedores do Portuguesa alugaram um trio elétrico para assistir à partida contra o Vitória. Isso porque o estádio do clube está interditado. "Ficamos indignados em não poder ver, e tive a ideia do trio, inspirado em outros países. É um orgulho lusitano que não é racional", disse Paulo Inácio da Silva, 24 anos, da torcida Brava Raça Lusitana, que ainda tem uma tatuagem do mapa da região na perna. 
A Portuguesa, paixão de Paulo, é outro orgulho insulano - Cléber Mendes
Publicidade
*Sob supervisão de Clarissa Monteagudo