Programação do circuito - Divulgação
Programação do circuitoDivulgação
Por O Dia
O morador do Rio e o turista que estiver visitando a cidade terão, no próximo fim de semana, uma ótima opção de lazer no bairro imperial de São Cristóvão. Sábado e domingo, acontece a 11ª edição do Circuito de Turismo Cultural.  Trata-se também de uma oportunidade para ampliar conhecimentos em artes, samba e história do Rio de Janeiro e Brasil.  A participação é gratuita. 
O circuito é um charme só. O ponto de partida será a estação de trem de São Cristóvão, a partir das 10h da manhã, e os destinos são: Museu de Astronomia e Ciências Afins, Museu do Samba, Observatório Nacional, Centro Hípico do Exército, Clube de Regatas Vasco da Gama, 1º Batalhão de Guardas, Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (CADEG) e Supremo Conselho do Brasil. 
Batalhão da Guarda: um dos pontos que serão visitados - Divulgação
Os interessados não pagarão ingresso nas instituições que integram o circuito. O passeio conta ainda com um serviço de ônibus que vai parando nos locais e, depois, retorna a cada ponto para pegar o turista (formato city-tour). 
A hospitalidade do evento ficará sob a responsabilidade de alunos de Turismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Eles  farão o monitoramento das atividades e a condução dos visitantes nos espaços e no embarque e desembarque dos ônibus.
Para a professora Selma Azevedo, coordenadora do curso de Turismo da UVA, além da importância histórica para a cidade do Rio, a realização do circuito também é uma forma de promover a luta pela valorização do patrimônio cultural da cidade, frequentemente relegado a segundo plano. “É importante mobilizar todos pela reconstrução e resgate do acervo”, diz Selma. 
 Entre as opções de lazer, estão: planetário inflável dentro do Museu da Astronomia, oficina de vivência no Museu do Samba, apresentação da banda sinfônica no 1º Batalhão de Guarda, visita ao museu maçônico. 
Museu do Samba está na programação - Divulgação
O projeto integra a programação da Semana Nacional de Museus na cidade do Rio de Janeiro. Foi idealizado, em 2008, pela Câmara Comunitária de São Cristóvão, em parceria com os museus, centros de ciências e demais instituições do bairro com o objetivo de promover 'uma viagem pela história e pela cultura do nosso país'.
Uma prova do sucesso do projeto: em todas as edições, o circuito já recebeu cerca de 150 mil pessoas. E aí? É ou não uma boa opção para o fim de semana? 
 
Publicidade
Itinerário dos ônibus do circuito - Divulgação
 Destaques da programação:
Publicidade
 -Grátis – 1º Batalhão de Guarda/ Avenida Pedro 11, 158 – Bairro Imperial de São Cristóvão, RJ/ Dias 18 e 19 de maio/ Às 10h e 14h – Apresentação de banda sinfônica
-Grátis – Museu de Astronomia/ Rua Gal. Bruce, 586 – Bairro Imperial de São Cristóvão, RJ/ 18 de maio, das 14h às 18h: Apresentação de tecnologias renováveis/ Dias 18 e 19 de maio: Planetário Inflável Digital (numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas)
Publicidade
-Grátis – Museu do Samba/ Rua Visconde de Niterói, 1296 Mangueira, RJ/ Dias 18 e 19 de maio, 15h: Oficina de vivência do Samba com a passista Juliana Clara
-Grátis- Observatório Nacional/ Rua Gal. Bruce, 586 – Bairro Imperial de São Cristóvão – RJ/ Dias 18 e 19 de maio, 10h às 16h: Luneta Equatorial e espaço 'Antares Kleber Grijó de Oliveira', de exposição científica.
Publicidade
-Grátis – CADEG Mercado Municipal, RJ/ Rua Capital Felix, 110, Benfica, RJ/ 19 de maio, das 10h às 13h/  Exposição de carros antigos (especial para os antigomobilistas, sigla AGMH)
-Grátis – Centro Hípico do Exército/ Av. Bartolomeu de Gusmão, 543 – Bairro Imperial de São Cristóvão/ Dias 18 e 19 de maio, das 10h às 12h e das 14h às 16h: demonstração equestre
Publicidade
-Grátis - Supremo Conselho do Brasil/ Rua Campo de São Cristóvão/ Bairro Imperial de São Cristóvão/ Dias 18 e 19 de maio, das 10h às 16h: Visitação ao Museu Maçônico, Templo de Salomão e dependências do Supremo Conselho do Brasil
 
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários