A mulher e as crianças ficaram em poder de André Luiz por 14 horas - Arquivo Pessoal
A mulher e as crianças ficaram em poder de André Luiz por 14 horasArquivo Pessoal
Por ADRIANO ARAÚJO
Rio - O tenente-coronel André Luiz do Amaral Rocha, que manteve a mulher e os filhos gêmeos, de 11 anos, por 14 horas reféns, teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva, durante audiência de custódia realizada na tarde desta quinta-feira.
O juiz Antônio Luiz da Fonseca Lucchese justifica é "evidente que a situação é extremamente grave" e que decisão é principalmente para "garantia da integridade física e psicológica da vítima e dos filhos". A motivação seria ciúmes.
Publicidade
"Sendo que os filhos ainda são crianças, menores de 12 anos, tendo, ao que tudo indica, vivenciado cenas de terror em que o ofendido ameaçava matar a mãe deles durante toda a madrugada, além do histórico de agressões que se arrastariam há dois anos, com xingamentos e ferimentos, desferidos não só contra a companheira, mas também contra os jovens, sem se esquecer que o indiciado é militar do Exército, tendo porte de arma, tanto que teriam sido encontradas duas armas quando da diligência policial", justifica o magistrado.
Após 14 horas mantendo a família como refém, usando a mulher e os dois filhos de 11 anos como escudos na porta de casa para impedir a entrada da polícia, o militar se entregou aos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Foram encontradas na casa um revólver calibre 38 e 10 munições, e uma pistola Glock 9 mm com 14 munições e um carregador.
Publicidade
André Luiz está há 20 anos no Exército e atualmente é baseado em Resende, na Região Sul Fluminense. O tenente-coronel está preso no Hospital Central do Exército, à disposição da Justiça comum, na qual será julgado. A juiz também determinou que ele recebe atendimento médico, já que ele alega sofrer de depressão. 
"O Exército Brasileiro solidariza-se com os familiares envolvidos nesse traumático episódio, e prestará toda a assistência médica, psicológica e espiritual requerida para a desejada superação. Por oportuno, o Comando Militar do Leste cumprimenta os profissionais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que conduziram as negociações, reconhecendo e agradecendo a sua competência profissional no cumprimento de tão sensível missão", finaliza.
Publicidade
Tenente-coronel manteve sob cárcere esposa e filhos por 14 horas em Cascadura - Estefan Radovicz / Agência O