Sósia de Jojô, a carioca Joyce Cipriano causa euforia por onde passa - Armando Paiva / Agência O Dia
Sósia de Jojô, a carioca Joyce Cipriano causa euforia por onde passaArmando Paiva / Agência O Dia
Por *Luana Dandara
Rio - Nos corredores da Estação Central do Brasil, bastaram cinco minutos para a operadora de telemarketing Joyce Cipriano, de 21 anos, parar o fluxo de passageiros. Com sutiã tamanho 56 e manequim 48, formou-se uma fila para pedidos de selfies ao lado da exuberante. "Jojô, tira uma foto comigo?". Sorridente, ela respondia "eu não sou a Jojô, sou a sósia". Há quase um ano, a rotina da carioca, moradora do bairro do Catumbi, se transformou. Por conta da semelhança com a cantora Jojô Maronttinni, mais conhecida como Jojô Toddynho, ela passou a fazer presenças VIPs, parcerias com lojas e a dar entrevistas para TVs e jornais.
Apesar da nova carreira ter surgido por coincidência, a profissão exige dedicação integral. Os sósias mudam os cabelos, fazem dieta e até tatuagens para aperfeiçoarem a semelhança com os artistas. "No meu caso, é uma grande brincadeira. Ser sósia da Jojô sempre vai fazer parte de mim, somos tão parecidas que eu mesma me impressiono", conta Joyce, que sonha em fazer faculdade de administração e, no dia a dia, mantém o perfil empresarial.
Publicidade
Na Central do Brasil, passageiros pediram fotos com Joyce e a confundiram com a funkeira. "Sempre imaginei que seria famosa de alguma forma", admite ela - Armando Paiva / Agência O Dia
Há sete anos, o paulista Gabriel Lucas, de 22, trabalha como sósia do jogador Neymar. A empreitada já lhe rendeu mais de 30 campanhas publicitárias, como para a maior companhia aérea do país, e viagens de trabalho para China e Rússia. "Começou com meus amigos e familiares me chamando de Neymar. Passei a seguir os cortes de cabelo, roupas, jeito de andar e até o estilo de falar", diz ele, que investiu o dinheiro acumulado na sua lanchonete, 'Point do Ney'. "Os eventos estavam fracos", justifica.
Publicidade
Sósia há sete anos, Gabriel já ganhou chuteira autografada do ídolo - Reprodução / Redes sociais
Assim como o Camisa 10 do Paris Saint-Germain, Gabriel mudou a aparência mais de 20 vezes. Também fez tatuagens nos mesmos locais do atacante, só com desenhos diferentes. "É bom para o meu cabeleireiro aqui do bairro", brinca. "É estranho e ao mesmo tempo engraçado duas pessoas terem tantas semelhanças. Mas é uma honra representá-lo". O rapaz cobra cachês a partir de R$ 1.500. Sua grande torcida é para Neymar vir jogar no Corinthians, seu time do coração.
Publicidade
A modelo internacional Wanessa Cruz, de 26 anos, por sua vez, não gosta de ser chamada de sósia. As comparações com a atriz Penélope Cruz, entretanto, bombaram sua carreira em campanhas de moda. "Não quero pegar carona na fama dela. Somos pessoas diferentes. Porém, sempre me contratam como sósia (risos). Com a semelhança, aumentou o número de contratos e publicidades", admite. No currículo estão trabalhos em mais de 12 países e bacharelado em direito. "Precisei até escurecer o cabelo por exigência de um contratante. Tenho curiosidade de conhecê-la para saber se somos tão parecidas".
Wanessa: sósia de Penélope Cruz - Reprodução
Publicidade
Sósia e fã do Rei
Não é novidade que o Rei Roberto Carlos arranca gritos e lágrimas por onde passa. E nos shows do sósia carioca Carlos Evanney não é diferente. "Tem disputa para pegar a rosa, as pessoas se emocionam. Sinto uma grande responsabilidade de ser sósia do Roberto", afirma Evanney, que é fã do ícone da Jovem Guarda desde os 7 anos. Ele começou as performances de imitação há 19.
Publicidade
Evanney jura que até para ir à padaria se veste igual a Roberto, conta que chamou a filha de Roberta Carla e diz guardar um pedaço de bolo que o cantor lhe entregou há 14 anos. "Ser sósia significa tudo na minha vida", admite.
Carlos Evanney faz cerca de três shows por mês como sósia do Rei. Ele imita até os acessórios e escolheu a camisa rosa inspirado no look usado por Roberto em um evento no início do ano - Armando Paiva / Agência O Dia
Publicidade
Amor e ódio dos originais
Se Neymar elogiou publicamente o sósia Gabriel, a funkeira Jojô não ficou tão feliz com sua dupla. "Eu sou única. Não tenho cópia", revoltou-se, no ano passado. A dona do hit 'Que tiro foi esse?' ainda acusou Joyce de se passar por ela em festas. A sósia rebate. "Vou me passar de Jojô pra quê? Ganhar entrada grátis, balde de cerveja? Ser artista não é o meu sustento, trabalho desde os 14 anos. Cheguei até a receber ameaças dos fãs dela. Mas não guardo mágoas, sou muito positiva, torço pela Jojô! Só que ela inventou histórias pra justificar a raiva de mim", defende Joyce.
Publicidade
Já Gabriel só guarda boas lembranças do ídolo do futebol. "A primeira vez que nos conhecemos foi engraçada, ele não parava de olhar pra mim. Devia estar achando estranho alguém tão parecido com ele", conta o sósia.
Mãe de Marilyn Monroe e sogra de Michael Jackson
Publicidade
Dona da primeira agência do país especializada em sósias, Nilce Costomski, de 62 anos, tem na família uma inusitada história de amor. A filha Priscila Freitas, sósia paulista de Marylin Monroe, se casou com o cover de Michael Jackson, Rodrigo Teaser, intérprete do astro desde os 9 anos. "A paquera surgiu em um evento e intermediada pela sósia da Whoopi Goldberg (protagonista do filme 'Mudança de Hábito', entre outros), se diverte ela.
No seu casting estão mais de 280 sósias e covers. "Todo sósia tem que amar o personagem, tem que se dedicar. Sou muito exigente ao escolher o casting, precisa ser parecido ou ter uma boa caracterização, além de estudar o personagem", indica Nilce. Entre os sósias mais pedidos estão 'Jack Sparrow', Elvis Presley, Sílvio Santos, e claro, Michael Jackson e Marylin Monroe.
Publicidade
*Sob supervisão de Clarissa Monteagudo