Velório da Tia Maria do Jongo na quadra da Império Serrano - Daniel Castelo Branco
Velório da Tia Maria do Jongo na quadra da Império SerranoDaniel Castelo Branco
Por Juliana Pimenta
Depois de dias de chuva no Rio, o céu abriu e o sol veio prestar uma última homenagem à Tia Maria do Jongo. O velório, realizado na quadra do Império Serrano, aconteceu em forma de celebração.
As últimas palavras de Tia Maria foram dadas a Ronaldo Mattos, filho caçula de Nelson Sargento. Lívea Mattos, esposa de Ronaldo, conta que o marido sentou ao lado de Tia Maria assim que chegou à Casa do Jongo, na Serrinha. "Ele perguntou 'Tia, como é que a senhora está?' e ela disse 'Ah, meu filho, meio barro, meio tijolo'. E ela estava muito feliz, deu um sorriso, bateu o tambor e partiu" conta.
Publicidade
A ligação com Nelson Sargento era tão forte que, quando ele ia à Casa do Jongo, os dois só andavam de mãos dadas. "E enquanto ele tivesse dentro da casa, ela não saía de perto dele. Eles eram muito amigos, eram da mesma época e falavam a mesma linguagem", conta a nora de Seu Sargento.
Publicidade
De acordo com Lívea, Nelson ficou muito consternado com a notícia da morte da amiga. "Ele não teve condições anímicas (psicológicas) de estar aqui. Ontem nós demos a notícia para ele e saímos. Logo depois, tivemos que voltar para ver como ele tava, porque apesar deles se verem pouco, a ligação deles era muito profunda".

Galeria de Fotos

19 05 2019 - Velorio da Tia Maria do Jongo na quadra da Imperio Serrano, em Madureira. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DIA
19 05 2019 - Velorio da Tia Maria do Jongo na quadra da Imperio Serrano, em Madureira. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DIA
Velório foi repleto de homenagens na quadra da Império Serrano Daniel Castelo Branco / Agência O DIA
19 05 2019 - Velorio da Tia Maria do Jongo na quadra da Imperio Serrano, em Madureira. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DIA Daniel Castelo Branco
19 05 2019 - Velorio da Tia Maria do Jongo na quadra da Imperio Serrano, em Madureira. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O DIA
Publicidade
Carlinhos de Jesus, dançarino e coreógrafo, também compareceu à despedida e destacou a importância do trabalho de Tia Maria. "A gente perde uma referência, mas a gente não perde. Ela só deixa de estar junto a nós fisicamente. Ela é a maior referência das nossas raízes, da nossa tradição, do que nós éramos, de onde viemos", diz emocionado. "A missão dela continua com todos nós. Eu acho que ela cumpriu a missão maior que é a de deixar seguidores, deixar as pessoas convictas do trabalho dela", completa.
Lazir Sinval também é referência na cultura do jongo e passou a vida acompanhando o trabalho de sua tia-avó. "Eu estou bem machucada, mas eu estou muito feliz de ter vivido com ela e de ver todo mundo aqui. Ela tem uma trabalho cultural muito forte. Era uma mulher negra, forte, militante, resistente e que não deixava a cultura do jongo morrer".
Publicidade
Homenagens
Tia Maria vai ser homenageada no ano que vem no carnaval do Império Serrano. A presidente da escola, Vera Lúcia de Souza, contou que o destaque à baluarte da escola já fazia parte dos planos da escola. "Ela seria nossa homenageada no enredo de 2020. Nós vamos falar sobre as mulheres empoderadas. O nosso enredo é 'Lugar de mulher é onde ela quiser'. E a Tia Maria não vai deixar de ser homenageada. Só que agora em memória".
Publicidade
O filho de Tia Maria, Ivo, contou que a mãe deixou um legado muito bom. "Eu não estou triste por ela ter falecido. Eu estou até alegre porque ela foi de uma forma como ela queria. E ela ficou muito feliz em saber que ia ser homenageada. Eu estou em paz", conta.
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade