A pesquisa, que foi desenvolvida em parceria com a Consumoteca, conta com o trabalho de seis especialistas em museologia, patrimônio, educação e história. Já os entrevistados, são de diversas regiões do Brasil, frequentadores ou não de museus, e das classes A, B e C.
Nas tendências apontadas pelo estudo, destaca-se o olhar de que museus são lugares elitizados, monótonos e sem novidade. Ainda assim, 55% dos entrevistados declararam que tiveram seu primeiro contato com museus em excursões escolares, contribuindo para uma visão de que museus são locais com regras rígidas, onde não se pode fazer barulho e nem tocar em nada.
Museu das Telecomunicações
Pioneiro no uso da interatividade, o Oi Futuro vem ao longo de 12 anos inovando no uso de tecnologia integradas à museologia no país. O projeto Museu das Telecomunicações fica dentro do Oi Futuro no Flamengo, no Rio, e recebe cerca de 19 mil visitantes por ano. Com entrada gratuita, o espaço reúne passado, presente e futuro de forma arrojada em um mesmo ambiente e leva o visitante a uma viagem pela história da comunicação humana no Brasil e no mundo.