Mãe de paciente flagra ratos em área externa de UPA da Tijuca - Reprodução / Internet
Mãe de paciente flagra ratos em área externa de UPA da TijucaReprodução / Internet
Por Jenifer Alves*
Rio - A mãe de um paciente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Tijuca, na Zona Norte do Rio, flagrou, em um vídeo, ratos circulando pela área da unidade da saúde nesta terça-feira. Renata de Almeida Pereira, assistente comercial, de 40 anos, filmou os animais e afirmou que este não é o único problema encontrado no local que também sofre com a superlotação e a demora nos atendimentos. 
Renata estava com a filha, de 13 anos, que está com chikungunya, e esperava para ser atendida quando foi até o pátio e se deparou com a situação. A assistente comercial disse que o cenário é "lastimável": "Durante o período em que eu estava com a minha filha, fui alguma vezes ao lado de fora e em todas elas os bichos estavam lá", disse. Ela conta que precisou alertar outra paciente, que acompanhava uma criança pequena, sobre os animais:"É um lugar onde você vai buscar saúde e pode sair ainda mais doente", conta. Segundo ela, a espera para o atendimento foi de cerca de quatro horas.
Publicidade
Problemas com a higiene do lado de fora do prédio também foram relatados por Renata: "Fora os bichos, também tem uma canaleta por onde deve escoar a chuva com uma água podre acumulada, além dos pombos, ou seja, uma imundice total", desabafou. 
Publicidade
A UPA é administrada pelo governo estadual e, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a unidade foi dedetizada no dia 5 de fevereiro deste ano. A validade do serviço iria até agosto. Ainda segundo a pasta, a coordenação irá solicitar a realização de vistoria e limpeza, assim como a revisão do serviço feito no local.
*Estagiária sob a supervisão de Thiago Antunes
Publicidade