Paquetá terá passeio histórico - Thiago Diniz / Divulgação
Paquetá terá passeio históricoThiago Diniz / Divulgação
Por O Dia
Rio - Um passeio com muita história e informações culturais na Ilha de Paquetá. Esta é a proposta do promovida pelo projeto Rolé Carioca, que acontecerá neste domingo. A intenção é levar moradores do Rio e turistas para desbravar a pé a ilha acompanhados por professores. O passeio é todo de graça e não é preciso se inscrever, basta comparecer à estação das barcas, na Praça XV, às 9h.
Roteiro
Publicidade
O passeio começa na Praça Pedro Bruno, que também irá funcionar como um ponto de encontro alternativo, às 11h10. De lá segue para a Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte. O terceiro ponto a ser visitado é o Canhão de Saudação a D. João VI, rei que chamava Paquetá de Ilha dos Amores.
Depois do canhão, a Árvore Maria Gorda, um raro exemplo de baobá, de origem africana, com centenas de anos e medindo mais de sete metros de circunferência. Logo em seguida, o passeio segue para a Igreja de São Roque, que foi construída como capela particular. De lá vai – é claro – para a famosa Praia da Moreninha, nome que faz referência ao livro de Joaquim Manoel de Macedo.

O trajeto inclui, ainda, a Ponte da Saudade, a Casa de José Bonifácio e o Parque Darke de Mattos, onde será realizado o piquenique comunitário.
Publicidade
O projeto está em sua 7ª edição, e tem a proposta de difundir conteúdos históricos e culturais da cidade do Rio de Janeiro.