Prefeito Marcelo Crivella posta vídeo para tranquilizar população sobre risco de deslizamento na Avenida Niemeyer - Reprodução Facebook
Prefeito Marcelo Crivella posta vídeo para tranquilizar população sobre risco de deslizamento na Avenida NiemeyerReprodução Facebook
Por O Dia
Rio - O prefeito Marcelo Crivella postou no Facebook, neste sábado, um vídeo para tranquilizar a população sobre os riscos de deslizamentos na Avenida Niemeyer. A declaração do prefeito vem após o pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro para que o tráfego de veículos seja interditado na via. 
Nas imagens, Crivella aparece ao lado do secretário de Infraestrutura e Habitação e de um dos engenheiros da Geo-Rio.
Publicidade
"Você deve estar vendo na internet uma série de imagens e algumas palavras de precaução com relação à Niemeyer. Estou aqui ao lado do Sebastião Bruno, secretário de Infraestrutura e Habitação, e do engenheiro da Geo-Rio Dr. Ernesto que vão tranquilizar vocês sobre todas as 31 intervenções que a prefeitura, desde aquelas chuvas do princípio do ano está fazendo nessa avenida", diz o prefeito no vídeo. 
Publicidade
O Ministério Público também pediu para que a prefeitura retire os moradores da Favela do Vidigal que vivem na parte da encosta voltada para a avenida. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Habitação, o local apontado como área de risco já está sendo monitorado pela prefeitura. 
"Esse ponto que o pessoal coloca na internet é um dos pontos de monitoramento, de atenção nossa. Já estivemos lá com geólogos, projetistas, que foi um dos emergenciais que a gente colocou naquela região e que a gente está fazendo todas as intervenções, quebrando os blocos necessários e fazendo as obras de contenção", disse.
Publicidade
O engenheiro da Geo-Rio alertou para os protocolos de segurança a serem cumpridos em caso de chuva forte. "Estamos com geólogos monitorando dia e noite. Já foi instalado um protocolo de fechamento da Niemeyer quando tem chuvas fortes. Estamos com toda atenção redobrada, com muitos técnicos vistoriando e analisando todos os dados lá. Em alguns pontos da Niemeyer já estão começando as obras de contenção e logo logo a gente vai estar dando mais tranquilidade a vocês".
MP pede interdição da Avenida Niemeyer
Publicidade
O Ministério Público do Rio de Janeiro ingressou ontem com uma medida cautelar, em caráter de
urgência, para que o estado e o município do Rio interditem o tráfego de veículos na Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul, e retirem os moradores do Vidigal, residentes na face da encosta voltada para a via, de forma imediata. Segundo o órgão há possibilidade de deslizamentos de terra.
De acordo com MP, o poder público deve realizar vistoria imediata na encosta do Morro Dois Irmãos para identificar locais passíveis de escorregamento de rochas, solo e vegetação. No pedido da liminar, o promotor Marcus Leal, da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Ordem Urbanística da Capital, diz que os problemas de deslizamento foram agravados pela expansão imobiliária desenfreada, com construções irregulares em encostas e supressão de áreas verdes, observada na comunidade do Vidigal em direção à Rocinha.
Publicidade
Ainda segundo com o promotor, medidas preventivas e corretivas não foram tomadas pelo governo para garantir a estabilidade da encosta e a segurança da população que vive no Vidigal e circula pela Avenida Niemeyer. Somente neste ano, a via foi fechada dezenove vezes.
A mais recente no dia 17 de maio, devido a um deslizamento de terra. A medida cautelar, impetrada na Vara de Fazenda Pública da Capital, solicita que os órgãos públicos façam laudos técnicos sobre contenções para deslizamentos e reassentamento aos moradores desalojados. Além disso, requer a fixação de multa de, no mínimo, R$ 1 milhão, por hora de descumprimento.
Publicidade
Até a noite de ontem, a Prefeitura do Rio não havia se posicionado sobre o pedido do Ministério Público.