Operação Detran Seguro acontece diariamente. Agentes fazem verificação de equipamentos obrigatórios dos veículos e orientam motoristas - Cléber Mendes
Operação Detran Seguro acontece diariamente. Agentes fazem verificação de equipamentos obrigatórios dos veículos e orientam motoristasCléber Mendes
Por O Dia
Rio - O Detran.RJ registrou uma queda histórica de 94% no índice de denúncias de corrupção no primeiro semestre. Também houve redução de 40% na quantidade de reclamações feitas por meio da ouvidoria. Nesse período, o órgão ainda cortou custos de contratos, garantindo uma economia de mais de R$ 250 milhões.
Esses dados estão diretamente relacionados com uma nova postura da administração, com aposta em uma filosofia voltada para a educação no trânsito. Nesse novo cenário, onde a punição fica em segundo plano, os fiscais passaram a orientar os motoristas para que circulem em condições seguras por ruas e estradas no estado. “O objetivo é fazer com que o nosso atendimento seja o melhor do Brasil. Queremos uma instituição de excelência de serviço público, sem burocracia. Estamos aqui para facilitar a vida das pessoas”, afirma o presidente do Detran.RJ, Luiz Carlos das Neves.
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NOVOS SERVIÇOS
Neste ano, dois serviços já foram implementados pelo Detran.RJ: o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) e o novo modelo de identificação civil. Os documentos têm a mesma validade que o documento impresso. E, segundo o presidente da entidade, mais novidades estão a caminho. “Estamos em tratativa com os Correios para que os documentos do cidadão sejam enviados para a residência. Também estamos desenvolvendo um novo site para que os serviços sejam solicitados por meio dele. A previsão é que em três meses já esteja em funcionamento”, antecipa Luiz Carlos das Neves.
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A criação da Operação Detran Seguro, que acontece há mais de três meses e faz parte do plano de metas de 100 dias, promessa de campanha do governador Wilson Witzel, também está entre as medidas adotadas pelo Detran.RJ.
De acordo com Neves, é uma fiscalização que prioriza a educação e a prevenção de acidentes. “Essa operação se dá em virtude do término da vistoria anual que tinha até o ano passado. Ela não substitui a anterior. Tem uma metodologia diferente, pautada na orientação. Conversamos com o proprietário do veículo e passamos as informações. É uma fiscalização que visa a educação”, explica o presidente.