O que é verificado nas ações de rua

Detran enumera os itens analisados pelos fiscais da Operação Detran Seguro durante as abordagens

Por O Dia

Detran enumera os itens analisados pelos fiscais da Operação Detran Seguro durante as abordagens
Detran enumera os itens analisados pelos fiscais da Operação Detran Seguro durante as abordagens -
Rio - Ao abordar um motorista durante a Operação Detran Seguro, os agentes de fiscalização priorizam a avaliação de sete itens do veículo: pneus, lataria, iluminação, setas, vidros, películas e a situação das placas. Caso algum problema seja identificado, o proprietário terá até sete dias para apresentar o veículo a um posto do Detran.RJ indicado pelo sistema com a manutenção feita.
“Como se trata de uma abordagem de caráter preventivo, o proprietário do veículo tem a chance de aprender a verificar o estado de cada um dos itens que são avaliados. Mesmo que apresente boas condições, ele já fica sabendo como e quando deverá providenciar a manutenção”, explica Marcus Moreira, analista de Gestão de Planejamento da Coordenadoria de Fiscalização do Detran.RJ.
Marcação nos pneus
É o caso, por exemplo, dos pneus. Poucos motoristas sabem. Mas em cada um deles existe uma marcação chamada TWI, que indica visualmente o nível de desgaste. “A lataria também costuma apresentar alguns problemas. É importante que o veículo não circule com partes cortadas, pontiagudas ou presas com arame. São medidas simples, que podem oferecer uma segurança maior para o condutor, sua família e os demais pedestres”, orienta o analista do Detran.RJ.
Transmissão em tempo real
Os agentes que participam das ações de fiscalização carregam câmeras acopladas ao uniforme desde o início da abordagem. Elas gravam e transmitem áudio e vídeo, em tempo real, para uma central de monitoramento montada no prédio do Detran.RJ. Segundo o vice-presidente do órgão, Marcelo Bertolucci, a medida é preventiva. Visa dar garantia à população e transparência para as operações. “Essas ações são muito importantes. Com isso, conseguimos analisar as blitzes em tempo real, com mais segurança à população e aos nossos agentes”, explica Bertolucci.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários