Moradores celebram os 100 anos da Penha com festa

Shows, jogos, uma missa festiva no Santuário da Penha e diversos serviços gratuitos fizeram parte da comemoração

Por Maria Vitória Santos*

Comemoração dos 100 anos da Penha
Comemoração dos 100 anos da Penha -
Para comemorar o centenário do bairro, os moradores da Penha contaram com uma programação especial neste fim de semana. A ação, realizada pela Superintendência de Madureira, ofereceu serviços gratuitos como agendamento para carteira de trabalho, balcão de empregos, corte de cabelo gratuito, doação de livros e cuidados com a saúde bucal. Além de shows, jogos e brinquedos infantis, passeio ciclístico e uma missa festiva na concha acústica do Santuário da Penha.

Com a lei nº 3501 de 16 de janeiro de 2003, o aniversário do bairro foi incluído no Calendário Oficial do município. A Penha tem em sua história um dos cartões postais mais famosos do Rio, a Igreja da Penha, e é cercado de musicalidade.

A estudante de jornalismo Larissa Rodrigues, 25, mora no bairro desde que nasceu e destaca as opções de comércio e lazer. "O que eu gosto muito daqui são os comércios, tem qualquer coisa que você precisa. Tem vários supermercados, lojas. E, aqui a gente tem coisas interessantes, como a igreja da Penha, que é um símbolo do bairro. Tem o parque Shanghai desde que eu era criança e é um lazer para as crianças do bairro, a Arena Dicró".

Ela afirma, ainda, que a comemoração é essencial para a valorização do lugar. "Como o nosso bairro fica em um local que tem favelas, as pessoas acabam criminalizando o bairro de um modo geral, e o bairro não é ruim. Aqui eu ando e me sinto segura, que nada vai acontecer".

Em nota, a Superintendência de Madureira diz que a celebração "faz com que os moradores se orgulhem do local onde nasceram" e é uma oportunidade de levar diversos serviços gratuitos à população. "Ainda mais esse ano, em que foi comemorado o centenário do bairro da Leopoldina", completa.
 
*Estágiária sob supervisão de Maria Inez Magalhães
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários