Por O Dia
As artes marciais poderão se tornar atividade extracurricular nas escolas estaduais do Rio. É um sonho do professor de capoeira Evandro de Souza, o Fumacinha, que há mais de 25 anos ensina sua arte em escolas públicas e privadas de Petrópolis, na região serrana. Para ele, o projeto "Artes Marciais nas Escolas", que será apresentado na Alerj ao fim do recesso dia 1º de agosto, pelo deputado estadual Sergio Fernandes, é fundamental para desenvolver valores positivos em crianças e adolescentes.

“Acho importantíssimo um projeto como este, sobretudo nas escolas estaduais, onde há uma total carência neste sentido. Dou aula na rede municipal há 8 anos, sobretudo para pessoas com deficiência, e até hoje me impressiono como as artes marciais ajudam no desenvolvimento de jovens e crianças”, disse Fumacinha.
Na avaliação do parlamentar, o esporte, e mais especificamente a prática de artes marciais, combate a evasão escolar e estimula os estudos por ensinar respeito, valores morais, equilíbrio, lealdade e disciplina.
Publicidade

“Entendo que, através desse projeto de lei, o Estado tem a oportunidade de oferecer aos estudantes uma atividade que se torna cada vez mais popular e que traz inúmeros benefícios. Vale destacar que as artes marciais também promovem uma maior integração entre os próprios alunos, já que podem ser praticadas por crianças e adolescentes de qualquer gênero e compleição física”, disse o deputado.